Com participação da Fundaj, minuta da Política Ambiental de Pernambuco é apresentada

A Política de Educação Ambiental de Pernambuco (PEAPE), que servirá como guia das ações do estado pelos próximos anos, contou com a participação da Fundação Joaquim Nabuco em sua formatação. A instituição ajudou diretamente no processo de construção da minuta da PEAPE, apresentada ao público na última quarta-feira (15), em seminário no Centro de Convenções, em Olinda. A Fundaj é uma das componentes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco (CIEA), que tem como objetivo coordenar e formentar ações e processos integrados em Educação Ambiental no estado.
Coordenadora geral do Centro de Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist), Edilene Barbosa foi a representante da instituição no evento e ressaltou a importância em participar ativamente do processo da política de educação ambiental, destacando que a Fundaj é pioneira no tema. “A Fundação Joaquim Nabuco é uma instituição de pesquisa que trabalha com diversas questões ambientais. Somos um órgão federal e, por sermos ligados e vinculados ao MEC, temos uma responsabilidade muito maior. Estamos trabalhando nisso desde os primórdios. Para quem não sabe, a Fundação sempre pioneira nesse assunto. O primeiro curso de especialização em Educação Ambiental em Pernambuco foi a Fundaj que organizou, com realização na UFPE, mas promovido pela Fundaj", destacou Edilene.
A apresentação da PEAPE ocorreu após a realização de quatro seminários e de 12 oficinas de trabalho nas diferentes Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco, onde foram ouvidos gestores públicos e representações da sociedade civil. o Seminário de Integração Construindo a “Política de Educação Ambiental de Pernambuco” funcionou como um espaço para consolidação final da minuta do Projeto de Lei e contou com pessoas de vários municípios de todas as regiões do estado.
Agora, após a finalização do seminário, a minuta aprovada será encaminhada pelo poder executivo estadual para tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e, após aprovação nas comissões e no plenário, segue para sanção do Governo do Estado.
O encontro foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (CIEA/PE).
Redes Sociais