Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Relação entre Brasil e França é tema do Seminário de Tropicologia
Início do conteúdo da página

Relação entre Brasil e França é tema do Seminário de Tropicologia

Publicado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 14h40 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h08 | Acessos: 799

“Brasil e França: Duas culturas inspiradoras” é o tema da 412º sessão do Seminário de Tropicologia, que ocorrerá no dia 28 de agosto, às 10h, na Sala Gilberto Freyre, Fundação Joaquim Nabuco, Campus Casa Forte.

O palestrante convidado é o ex-aluno e ex-professor do Colégio Ginásio Pernambucano, Lucilo Varejão Neto, que nasceu em Recife, mas sempre residiu em Olinda. Licenciado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e Bacharel em Direito pela Universidade do Recife (UFPE), atua como tradutor de textos literários e professor adjunto de língua e de literatura francesa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

De acordo com Lucilo, o encontro visa abordar a relação entre o Brasil e a França, no sentido que ambos se inspiram, seja através de ideias, cores, paisagens, luminosidade, cheiro, música e pessoas. “Falaremos das paixões existentes por muitos intelectuais ou pelo que ambos países representam um para o outro. A nossa intenção é mostrar um pouco ao público o que são alguns vínculos das culturas brasileira e francesa”, pontuou.

Em sua segunda participação no Seminário de Tropicologia, o palestrante considera o tema vasto, interessante e muito importante. “Nem sempre o Brasil inspirou unilateralmente a inteligência francesa, pois em muitos casos a França foi a inspiradora do espírito brasileiro, daí ser interessante abordar e discutir o tema que foi fruto de diversas leituras sucessivas e que será importante dividir com francófonos ou não. Não estamos propondo um assunto esgotado, mas sim o início do muito que ainda temos a tratar e comentar”, falou.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.