Livro "Adapta Sertão" é lançado na Fundaj, em Apipucos, nesta sexta-feira (10)
Com o objetivo de apresentar a experiência inspiradora de adaptação à mudança climática da agricultura familiar no Sertão da Bahia, o evento Adapta Sertão - que marca o lançamento de livro com o mesmo nome - ocorre nesta sexta-feira (10), às 9h30, na sala Gilberto Osório, na Fundação Joaquim Nabuco, em Apipucos.
De acordo com a empreendedora social, formada pela Universidade de Harvard, Thais Corral,representante do projeto, o encontro é importante por trazer um estudo consistente e positivo feito a partir do realinhamento de recursos que existem na sociedade brasileira. “Os recursos locais articulados a partir de uma ideia inovadora associada as necessidades de nossos tempos. A adaptação da mudança climática e sua maior importância. O livro foi uma experiência de 12 anos de regeneração da caatinga, através da agricultura familiar. Com o estudo gerado foi capaz de criar uma plataforma atlas sertão”, explicou a expositora.
O livro envolve a organização fundadora Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH) e desenvolve-se no sertão do semiárido da Bahia. A iniciativa integradora inclui 600 famílias da agricultura familiar, diretamente de 5 cooperativas e suas linhas produtivas. “Foi realizado um modelo de assistência técnica premiado pela Convenção do Clima como uma boa prática entre outros”, pontuou.
O encontro visa explorar como as iniciativas pioneiras citando o exemplo do Adapta Sertão podem ser disseminadas no semiárido. “O estudo está restrito a Bacia do Rio Jacuipe, que comporta cerca de 15 municípios”, completa.
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO ADAPTA SERTÃO
LOCAL: FUNDAJ APIPUCOS, RUA DOIS IRMÃOS, 92
DATA: 10 DE AGOSTO DE 2018
HORA: 9H30
Redes Sociais