Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Filme Veneza Americana é exibido no Cinema do Museu
Início do conteúdo da página

Filme Veneza Americana é exibido no Cinema do Museu

Publicado: Quinta, 19 de Julho de 2018, 15h31 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 699

O Cinema do Museu dá o pontapé inicial à semana de comemorações até os 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco com uma relíquia para o povo pernambucano. No sábado (21), o filme Veneza Americana, assinado pelos italianos Ugo Falangola e Jota Cambieri, será exibido na Sessão Cinemateca às 16h, no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, acompanhado de trilha sonora ao vivo, áudio transcrição para deficientes visuais e um debate com todo público. 

Veneza Americana é o mais antigo arquivo resgatado com imagens do Recife. Filmado em 1925 pela produtora Pernambuco-Film, o longa-metragem mudo foi encomendado pelo governador Sérgio Loreto para registrar as modernizações da cidade durante seu governo. Em 68 minutos é possível assistir cenas como a construção da Avenida Boa Viagem, aparição de figuras ilustres como o próprio governador e então vice-presidente do Brasil, o pernambucano Estácio Coimbrã, além de paisagens que resistem até hoje, como o Cais do Porto, a construção do quebra-mar no Marco Zero e as pontes do centro.

“São imagens muito antigas que não são vistas normalmente. É essencial para se ver as transformações, os transportes, os cenários, é um filme representativo para a cidade do Recife que marca uma época”, descreve Ana Farache, coordenadora do Cinema da Fundação e da Cinemateca Pernambucana. Segundo ela, a presença do cantor, compositor e especialista em acompanhamentos musicais ao vivo, Alex Mono, faz com que seja uma experiência única. O artista é idealizador da Mostra do Cinema Silencioso e criou a banda Coração Tribal, com a qual fez turnês na França, Holanda, Espanha, Itália e Suíça, inclusive no Festival de Montreux.

A audiodescrição do filme será feita através de fones de ouvido distribuídos na entrada da sala. Além disso, depois do filme. um intérprete de libras ficará responsável pela tradução dos debates. A sessão é grátis e a obra é de censura livre.

Serviço:
Data:
21 de julho de 2018
Hora:
16h
Local:
Cinema do Museu, Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.