Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Casal que viaja o mundo de bicicleta lança documentário no Cinema da Fundação/Museu
Início do conteúdo da página

Casal que viaja o mundo de bicicleta lança documentário no Cinema da Fundação/Museu

Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 16h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 952

 

Foram milhões de pedaladas e dezenas de países percorridos. Os paulistas Antonio Olinto e Rafaela Asprino largaram as vidas convencionais para rodar o mundo de bicicletas. A próxima parada do casal ocorre nesta segunda-feira (7), no Cinema da Fundação/Museu.

Na sala de exibição da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, às 19h, eles realizam o lançamento nacional do documentário “Ibn al-Sabil - Os Filhos da Estrada”, resultado de viagens de bicicletas pela Turquia e Irã, dois dos países visitados em mais de duas décadas do Projeto Cicloturismo Brasil, idealizado por Antonio, e que busca mostrar ao público o quanto de cultura e conhecimento pode ser adquirido pedalando pelo mundo. 

”Nós não somos atletas, nem estamos em busca de bater recordes, apenas gostamos de viajar. Vemos na bicicleta uma forma de conhecer com mais intensidade o mundo”, afirma Rafaela.

Pedalar grandes distâncias não é uma tarefa simples. São diversos tipos de terreno e clima para que necessitam de adaptação e treino. “Sempre gostamos de pedalar, mas tivemos que treinar bastante para termos um condicionamento físico melhor e condições de ir para os lugares e aproveitar tudo o que eles tinham a oferecer”, destaca Antonio.

 

O documentário
Das viagens e experiências vivenciadas na Turquia e no Irã surgiu a ideia de usar os registros de viagens para criar algo maior. “Muitos países que fomos antes, as pessoas eram mais fechadas e na Turquia e no Irã conseguimos tanta coisa interessante que tivemos a ideia de aproveitar o material”.

O casal reconhece que se surpreendeu com o que encontrou, principalmente no Irã. Mas, apesar do receio, encontraram um ambiente propício para produção do material que se tornou parte do documentário.

Do Oriente Médio, inclusive, veio a inspiração para o nome do projeto. “Ibn al-Sabil significa os filhos da estrada em árabe. No Alcorão o livro sagrado dos muçulmanos existe um preceito religioso que você tem que ajudar os pobres, além disso inclui a ajuda aos viajantes que estiverem com necessidades no meio da viagem e isso realmente acontece, a gente se sentiu bem acolhido por eles, parecia que fazíamos parte da família deles”, relembra Rafaela.

Serviço
Lançamento nacional do documentário “Ibn al-Sabil - Os Filhos da Estrada”
Data: Segunda-feira, 7 de maio de 2018
Hora: 19h
Local: Cinema da Fundação/Museu. Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Entrada gratuita

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.