Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Seminário de Tropicologia discute ausência dos indígenas nas teorias sobre o Brasil
Início do conteúdo da página

Seminário de Tropicologia discute ausência dos indígenas nas teorias sobre o Brasil

Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 08h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 830

Confira a exibição do seminário ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=WoHWlrYcXOU&feature=youtu.be

O 408° Seminário de Tropicologia, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco, contará com a presença do antropólogo e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Pacheco de Oliveira Filho. A palestra ocorre no dia 27 de abril e terá como tema "Eurocentrismo e Ciências Sociais: os indígenas como ponto cego de teorias sobre o Brasil".

João Pacheco tem parte importante da sua pesquisa voltada aos indígenas, com pesquisa de campo prolongada com  os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986). Realizou também pesquisas sobre políticas públicas, coordenando um amplo projeto de monitoramento das terras indígenas no Brasil (1986-1994).

“A palestra será fundamentadano livro O Nascimento do Brasil, que escrevi em 2016, premiado como a melhor obra científica do ano (2017)", explicou o antropólogo, ressaltando que o livro pode ser baixado no site jpantropologia.com.br.

408º Seminário de Tropicologia
Palestra: Eurocentrismo e Ciências Sociais: os indígenas como ponto cego de teorias sobre o Brasil
Data: 27 de abril
Hora: 10h
Local: Sala Gilberto Freyre, AV 17 de Agosto, 2187, na sede da Fundaj - Casa Forte, Recife.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.