Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Cinemateca Pernambucana é inaugurada com Coleção Geneton Moraes Neto
Início do conteúdo da página

Cinemateca Pernambucana é inaugurada com Coleção Geneton Moraes Neto

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 09h59 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 1463



 A Cinemateca Pernambucana, vinculada à Coordenação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/Mec, será inaugurada neste domingo (25), com uma homenagem especial ao realizador Geneton Moraes Neto, um dos principais diretores ligados ao movimento do super-8 do Recife, nos anos 1970. Além de ter uma sala para exibições e curso sobre seus filmes, a obra na bitola super-8 de Geneton foi digitalizada recentemente em 4K pela Cinemateca Pernambucana.  

Destinada à coleta, catalogação, preservação, formação, pesquisa e difusão das produções audiovisuais do cinema feito em Pernambuco, além de filmes, a Cinemateca também reúne acervos especiais como roteiros, cartazes, fichas de produção e fotografias.

Instalada na sede da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte e surge como forma de fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do audiovisual no Estado. Coordenado pelo Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, o projeto é resultado de uma parceria com a coordenação do Cinema da UFPE (em fase final de implantação) e com a TV Escola, instituições vinculadas ao Ministério de Educação.

“A Cinemateca Pernambucana se constitui, também, como um centro avançado de estudos e pesquisas na área do cinema no Estado, contribuindo para a formação de estudantes e professores”, afirma o Ministro da Educação, Mendonça Filho. Ainda segundo o ministro,  “a parceria com a TV Escola irá garantir a difusão em canal aberto de parte do seu acervo, num modelo inovador de descentralização da preservação e disponibilização da produção cinematográfica brasileira”.

O foco inicial da Cinemateca Pernambucana é a preservação e difusão em matriz digital do acervo que será disponibilizado presencialmente e/ou via Internet, no portal da cinemateca.  “A coleta, guarda e a gestão do acervo é apenas parte do nosso desafio. Para nós, assegurar o acesso facilitado aos conteúdos é fundamental para a preservação do cinema pernambucano. Por isso, a Cinemateca Pernambucana está vinculada a Coordenação de Cinema da FUNDAJ, que gerencia as salas do Derby  do Museu, onde haverá sessões periódicas do acervo.”, explica Ana Farache, Coordenadora do Cinema da Fundação.

Acordos contratualmente estabelecido entre a cinemateca e detentores dos direitos autorais dos filmes, regem as condições de guarda e/ou difusão das produções, caso a caso. A partir da inauguração do espaço, pesquisadores e estudantes já terão  acesso ao acervo reunido e devidamente catalogado presencialmente, na sede da Cinemateca, ou remoto pelo portal www.cinematecapernambucana.com.br.

Mesmo antes de ser inaugurada, a Cinemateca já conta com a participação de mais de trinta diretores e produtores e mais de 100 filmes disponibilizados para pesquisa. Uma equipe de monitores está capacitada para receber e guiar visitas de grupos de até quinze pessoas. O contato para agendamento pode ser pelo e-mail cinematecapernambucana@gmail.com.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.