Museu do Homem do Nordeste recebe Seminário Memória Museologia e Patrimônio
Como parte das atividades planejadas em torno da exposição "O Açúcar e o Homem: Museografia revisitada de Aloisio Magalhães", atualmente em cartaz na Galeria Waldemar Valente, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) apresenta a primeira edição de 2018 do Seminário Memória, Museologia e Patrimônio, com o tema: "Debates sobre (Meta) museografia: olhares sobre Lina Bo Bardi, Aloísio Magalhães e Armando de Holanda Cavalcanti".
A partir da exposição "O Açúcar e o Homem", apresentada no Museu do Açúcar em 1963 - considerada, a época, o passo mais avançado nos esforços desenvolvidos por aquela instituição em visualizar e valorizar os aspectos predominantes na Sociedade Açucareira -, debateremos os modos de expor utilizados por Aloisio Magalhães (1927-1982) e Armando de Holanda Cavalcanti (1940-1979), seus organizadores. Para enriquecer o debate, vamos trazer para discussão o trabalho expográfico da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), contemporânea de Aloísio e Armando e que teve recentemente seus trabalhos revisitados pelo Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.
Também estará presente o arquiteto e designer Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira (MCB), que falará sobre a mostra que dá nome a sua palestra: "Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi", da qual foi curador. O museólogo e historiador Fernando Ponce de León dará um depoimento sobre o Museu do Açúcar e a exposição "O açúcar e o Homem". Fernando Ponce é museólogo e trabalhou com o acervo daquele museu nos anos 1970 e 1980. Para encerrar, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Antônio Paulo Rezende, vai analisar e discorrer sobre história, tempo e o imaginário do Nordeste apresentado na exposição montada por Aloisio Magalhães e Armando de Holanda.
As inscrições para o Seminário são gratuitas e devem ser feitas no hall do Muhne antes do evento
Confira a programação completa:
Mesas redondas - 19h
"Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi", com Giancarlo Latorraca - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é diretor técnico do Museu da Casa Brasileira e Docente da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
"Museu do Açúcar: um depoimento sobre a maneira de expor de Aloisio Magalhães e Armando de Holanda Cavalcanti", com Fernando Ponce de León - museólogo e historiador. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou na organização e pesquisa de coleções museológicas e iconográficas da Fundação Joaquim Nabuco entre os anos de 1970 e 2000.)
História, tempo e o imaginário na exposição "O Açúcar e o Homem" (1963), com Antônio Paulo Rezende - possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e Pós-doutorado também na USP (1998). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pernambuco. É autor do livro "(Des) Encantos Modernos: Histórias da cidade do Recife na década de vinte" (1997) e "Ruídos do Efêmero: história de dentro e de fora" (2009).
SERVIÇO
Local: Hall do Museu do Homem do Nordeste (Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte)
Data: Quarta-feira, 21 de março de 2018
Hora: A partir das 19h
Redes Sociais