Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Seminário de Tropicologia discute os desafios da universidade pública
Início do conteúdo da página

Seminário de Tropicologia discute os desafios da universidade pública

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 13h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 882

Transmissão ao vivo. CLIQUE AQUI

 

Após um 2017 de bastante debate, o Seminário de Tropicologia estreia em 2018, no seu 407º encontro, discutindo os "Desafios à Universidade Pública na Contemporaneidade". 

O palestrante convidado, Anísio Brasileiro, reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comentou sobre os três pontos principais que o tema busca abordar no encontro. "Vamos focar nas transformações da sociedade industrial, como resultado do avanço tecnológico, demanda de informações e entre outros. Além disso, em como esse novo mundo afeta o trabalho e o futuro das profissões. Um outro ponto é a importância da universidade pública em projetos e na formação qualificada dos estudantes. Por último, o terceiro ponto fala da necessidade de elaborar uma ação na universidade aliando conhecimento científico para melhorar a vida das pessoas. No geral, o tema fala sobre as transformações do mundo e em como a universidade precisa acompanhar e fornecer os melhores meios de conhecimento", disse.

De acordo com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luíz Otávio Cavalcanti, inaugurar o Seminário de Tropicologia de 2018 com a presença do reitor da UFPE, é proporcionar um encontro no tempo entre as duas instituições. “O seminário foi instalado por Gilberto Freyre, no ano de 1966, na Universidade Federal de Pernambuco, veja que coincidência. Então, o convite para Anísio Brasileiro fazer a primeira palestra de 2018 tem um sentido muito simbólico, pois volta às origens históricas”, comentou.

O presidente também ressaltou a importância das ações conjuntas que estão sendo desenvolvidas entre as duas instituições. “Focamos sempre na área da pesquisa e ensino, ou seja, tem um sentido de aproximação institucional muito forte. Abordar o tema é conhecer como a Universidade Federal pode prestar serviços públicos à comunidade na área de ensino, pesquisa, tecnologia e inovação”, acrescentou.


SERVIÇO

407º Seminário de Tropicologia
Data: 27 de março de 2018
Horário: 15h
Local: Sala Gilberto Freyre, Fundação Joaquim Nabuco, Avenida 17 de Agosto, 2187

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.