Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Prédio da Fundaj no Derby recebe visita do ministro Mendonça Filho para acompanhamento das obras
Início do conteúdo da página

Prédio da Fundaj no Derby recebe visita do ministro Mendonça Filho para acompanhamento das obras

Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 09h39 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 1234

O Edifício Ulysses Pernambucano, uma das unidades da Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, recebeu a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta segunda-feira (15). Mendonça acompanhou o andamento da reforma acompanhado por engenheiros responsáveis pela restauração e se mostrou entusiasmado em constatar que “as obras estão em um ritmo bem acelerado e rumando para conclusão.”

O ministro destacou a importância em restaurar um veículo considerado patrimônio da cidade do Recife, principalmente pela cultura agregada à sociedade. “Estamos no coração da cidade, em um prédio público que tem um significado muito grande na cultura e no cinema pernambucano, além dos aspectos relativos à formação de bons quadros do nosso estado", afirmou.

Para o presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, o Edifício Ulysses Pernambucano “é um potente polo de prestação de serviços culturais, porque terá, entre outras coisas, a Escola do Governo, sala de leitura para os estudantes e uma sala de exposição de arte.” "Essas atividades reafirmam a sua importância para efervescência artística e cultural do Recife", destacou. 

Engenheiro da Fundaj responsável pela gestão e fiscalização da obra, Gerlando Parisi afirmou que o atual progresso no andamento é de 85% e a entrega está prevista para o final de março. "A parte que está faltando é a finalização", apontou.

Ainda segundo o engenheiro, tudo no Edifício Ulysses Pernambucano é novo, até mesmo os materiais originais foram restaurados, porém, mantendo as mesmas características. Parisi destaca que o edifício mantém a arquitetura de sua origem e vai se misturar com a inovação de equipamentos como a Escola de Inovação e Políticas Públicas - EIPP, que contará com tecnologia de ponta em função da educação. “Terão projetores, televisões, mesas redondas, algo bem diferente”. Além disso, o prédio, que já abrigou a histórica Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco, também contará com bicicletários, vestiários e refeitórios, além de mais um café para funcionários.

Outra novidade para engenheira elétrica Ana Luiza de Barros é a garantia de “energia ineterrupta” no cinema, elevadores e equipamentos de combate a incêndios, por meio do gerador instalado, e de um desempenho tecnológico eficiente, assegurado pelo sistema de Tecnologia da Informação. “Ver a obra quase terminada é a realização de um sonho. Quer dizer, a gente conseguiu inovar sem descaracterizar um prédio histórico como este. É o antigo no novo”, apontou.

Ao ser reinaugurado, o prédio também voltará a funcionar como Centro Audiovisual Norte e Nordeste (Canne), Galeria Vicente do Rego Monteiro, a Massangana Produções Audiovisuais e Educacionais (MMP) e Biblioteca Nilo Pereira. Além da Unidade Central da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca) e da Coordenação Administrativa e Financeira (Coex).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.