Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Servidor da Fundaj é homenageado por trabalho artístico e cultural
Início do conteúdo da página

Servidor da Fundaj é homenageado por trabalho artístico e cultural

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 10h03 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 724

A ação intitulada “Encantos da Muralha” foi idealizada visando abrir espaços para interações artísticos culturais no universo da sociedade do nosso estado, onde neste ano será aberta e acontecerá no FORTE DO BRUM no dia 7/12/2017 (dia que antecede ao feriado de N. Sra. Da Conceição), Homenagens à personalidades consideradas pró ativas, Coletiva de Artes Plásticas,  e apresentações artísticas e musicais. 

O evento que tem origem na ação do Concurso de Artes Plásticas Campina do Taborda em 2003, criado pelo produtor Cultural Adilson Rocha, a “Insurreição Pernambucana” é o ponto de partida para a exposição que a partir desta semana será aberta na quinta-feira calcada nas impressões de artistas plásticos participantes, busca abordar o tema naturalmente, seguindo informações as quais simbolizam um momento único de nossa história, em que se justifica a nacionalidade brasileira, quando se uniram negros, índios e brancos para a expulsão do invasor holandês, culminando com a entrega das chaves do Recife na Campina do Taborda (imediações do Forte das Cinco Pontas) em janeiro de 1654.  

Uma visão artística dos participantes é apresentada, por vezes separados, porém, unidos pela compreensão do conjunto por estarem ligados a um mesmo tema. É possível destacar que a ambiguidade acaba trazendo uma relação de parceria visual sem ter de agredir o olhar de quem aprecia o conteúdo da mostra. Muito pela liberdade de aceitação característica dos padrões atuais que mais reflete do que rejeita certas diferenças, e igualmente pela sutileza na disposição da mostra. A ideia, clara nos detalhes dos trabalhos, não é só de lembrar aquele momento, mas provocar uma reflexão apresentando novos artistas e obras.  

Na abertura, quarta-feira, 7 de dezembro, às 19h30, serão homenageadas personalidades consideradas pró ativas, que têm serviços prestados à comunidade do Recife, com a “Medalha do Mérito Fernandes Vieira”, criada e entregue há 14 anos a essas pessoas que de forma desprovida e responsável são também determinantes para a melhoria de qualidade de vida das pessoas. Serão agraciados  André Madureira, Leonardo Dantas, Jamesson Tavares, Leandro Castro, Márcia Souto, Marco Cabral,  Ivan Marinho, entre outros.

Terá a participação especial da rainha do carnaval do Recife Bruna Renata, apresentações musicais da banda do CMNE (Comando Militar do Nordeste), da Banda Marcial Padre Francisco Carneiro,  e  uma homenagem especial à Orquestra Popular do Recife criada há 42 anos pelo escritor Ariano Suassuna que imaginava a música sem a divisão preconceituosa de ser erudito e popular, evocando o tipo do músico artesão de alta capacidade e diversidade, que compunha, escrevia, arranjava e dirigia ou interpretava suas obras representando os sentimentos do povo.

O evento, além de apresentar na coletiva o encontro entre as raças, o surgimento de estilos originalmente brasileiros, apresenta também a diversidade de timbres e de ritmos, tornando a sua audição rica em imagens sonoras com base na vivacidade cultual da nossa cidade.

Data: Dia 7 de dezembro de 2017.

Hora: 19h30.

Local: Forte do Brum

Praça Comunidade Luso Brasileira, s/n, Recife Antigo

Contato: Adilson Rocha: 99968-1168 – 98707-6563

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.