Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj participa do lançamento do projeto Pernambuco Pela Educação
Início do conteúdo da página

Fundaj participa do lançamento do projeto Pernambuco Pela Educação

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 19h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 573

A Fundação Joaquim Nabuco participou nesta sexta-feira (1º) do lançamento do movimento Pernambuco Pela Educação. Realizado no município de Caruaru, o evento reuniu educadores, gestores e empresários para debater os problemas enfrentados na educação, especialmente nas questões da alfabetização, propondo alternativas e apresentando experiências inspiradoras.

Comprovando que a educação básica deve ser prioridade em todas as esferas de governo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, falou sobre a responsabilidade que cada ente público tem para alcançar os melhores índices de alfabetização. “A gente não pode mudar o Brasil se porventura não valorizar e fortalecer a educação básica. Então o MEC vai participar cada vez mais, usando políticas públicas tradicionais que são importantes, como o PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, e programas como o PNATE, de transporte escolar. E, ao mesmo tempo, fomentando e melhorando o desempenho de programas que tem como foco principal o desempenho da alfabetização”.

Diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), Felipe Oriá representou a Fundaj no evento e destacou a disponibilidade de uma parceria contínua para ajudar na construção de uma educação pública cada vez mais qualificada. “A partir desse evento, que vai acontecer em várias microrregiões e por isso permite também que a gente se adeque à realidade local, nós vamos continuar conversando com os secretários de Educação e ajudando em todo o processo de construção de cursos. A EIPP se coloca desde já à disposição para ajudar a fazer essa coordenação e pensar já nos próximos passos dessa mobilização tão bonita e tão grande”. 

O secretário de Educação do Ceará, Herbert Lima, trouxe para o público o exemplo de Sobral, cidade que em 10 anos subiu da posição 1.366 para o 1º lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A política educacional de Sobral é tida como uma política permanente e não-transitória. Uma coisa a ser observada é que a sequência de gestores públicos, tanto os prefeitos dos últimos 20 anos quanto  os secretários municipais de Educação, deram continuidade ao mesmo conjunto de programas e políticas públicas. O que vai se reverter de maneira positiva porque há sentimento de responsabilidade e continuidade em relação às iniciativas que envolvem alfabetização, a valorização do magistério, a qualificação e a formação de professores”, destacou. 

Como explica o presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Sales, os passos de Sobral podem ser seguidos por qualquer município pernambucano ou de outros estados. “Eu acho que essa é a grande força que a gente tem que fazer: olhar o conjunto das forças do nosso estado, ver o que a gente está fazendo, e pensar numa agenda realmente positiva. E começando pela alfabetização porque, se nós continuarmos avançando, e principalmente na velocidade que Sobral fez, eu acho que nós vamos nos tornar igual o próprio Ensino Médio, que já é uma referência nacional”.   

Representando o Instituto JCPM de Compromisso Social, a presidente Lúcia Pontes enfatizou a importância de apoiar ações educacionais e profissionalizantes. “É possível fazer educação de qualidade, desde que a gente priorize. Nós colocamos essa discussão aqui para complementar e para trazer para todos a compreensão de que precisamos garantir a inserção de pessoas que querem fazer o Brasil melhor e mostrar como a juventude depende fundamentalmente dessa discussão”. O Instituto já atendeu 1,4 mil jovens de áreas carentes do Recife  e, no Nordeste, já são quase 5 mil beneficiados.

Para a professora Célia Regiane, que acompanhou o evento no auditório do Senac-Caruaru, o encontro permitiu enxergar novas possibilidades para a educação. “Foi muito importante ver os exemplos que foram trazidos aqui. O município de Sobral parece muito com nosso: em 2005 nós tínhamos um índice de evasão de 17%, hoje nós estamos com 0,82%”. Ela é integrante do projeto PPA Participativo, enviado pela cidade de São Bento do Una para o Desafio Município Inovador promovido pela EIPP.

O movimento Pernambuco pela Educação foi realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com o apoio da TV Escola e do  Instituto Ayrton Senna, e com a cooperação da Unesco, da Fundação Joaquim Nabuco e do Ministério da Educação.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.