Semana de C&T levará mais de 700 estudantes para o Engenho Massangana
Mais de 700 estudantes da rede pública visitarão o Engenho Massangana na segunda parte da Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco. A partir da próxima terça-feira (28), ao longo de quatro dias, os alunos de duas escolas públicas, uma do Cabo de Santo Agostinho e outra de Ipojuca, terão a oportunidade de participar de atividades, exposições e palestras na casa onde Joaquim Nabuco viveu durante a infância.
Os equipamentos disponibilizados no Engenho Massangana fazem parte de uma parceria com o Espaço Ciência. A expectativa é que 180 alunos visitem o local por dia. “Teremos a ‘Caravana dos Notáveis Cientistas Pernambucanos’, uma série de experimentos na área de física, matemática e química e alguns telescópios instalados para os estudantes observarem o céu”, afirmou César Pereira, coordenador geral de Estudos Sociais e Culturais da instituição e um dos organizadores do evento.
A programação também terá jogos matemáticos, oficinas de astronomia e visitação à Casa Grande do engenho. “Será a oportunidade das pessoas que não conhecem o local onde Joaquim Nabuco viveu saber um pouco de sua história. Outra parte dos alunos já visitou o local e terá a chance de interagir com outras atividades”, continuou o coordenador.
Já na sede na Fundação, em Casa Forte, as palestras serão voltadas para estudantes de graduação, pós-graduandos, profissionais liberais e integrantes da sociedade civil no geral. A Semana de C&T começa na segunda (27) com o minicurso “Apresentações criativas com o uso do Prezi” com a mestre Shirleide Bezerra.
No dia 28, o tema debatido será “Acessibilidade numa perspectiva de inclusão” com a mestra Vanessa Marques. Na quarta-feira, a doutora Débora Pereira irá falar sobre o uso de planilhas eletrônicas. No dia 30 a conversa será sobre “Liderança e comportamento empreendedor”, com o especialista Marcello Victor e, novamente, Shirleide Bezerra, no dia 1º, encerra as atividades da semana de C&T.
Redes Sociais