Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Exposição "O Açúcar e o Homem" tem início no Muhne
Início do conteúdo da página

Exposição "O Açúcar e o Homem" tem início no Muhne

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 18h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 735

Para comemorar os 90 anos do nascimento de Aloísio Magalhães, o Museu do Homem do Nordeste apresenta a exposição "O Açúcar e o Homem: Museografia revisitada de Aloisio Magalhães". A mostra evoca a primeira realização expográfica de Aluísio, intitulada “O Açúcar e o Homem”, apresentada no Museu do Açúcar em outubro de 1963.

A mostra revisitada é composta de três momentos distintos. Na Sala Waldemar Valente, será apresentada “O Açúcar e o Homem” através de fotografias, documentos e objetos que estiveram presentes na edição de 1963. Os visitantes também vão poder descobrir um Aloísio pouco conhecido, formado em Museologia pela École du Louvre, na França, e autor da exposição de 1963 ao lado do arquiteto Armando de Holanda Cavalcanti.

Além disso, será traçada uma trajetória de Aloísio Magalhães até a inauguração do Museu do Açúcar, incluindo sua participação em dois grandes projetos artístico-intelectuais na cidade do Recife nos anos 1940 e 1950: o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP) e O Gráfico Amador. Este último, responsável por um novo design gráfico coletivo brasileiro.

No jardim interno do Museu, serão lembradas as atividades exercidas pelo Museu do Açúcar à época de sua inauguração. Num terceiro momento, durante o percurso da exposição de longa duração do Muhne, o visitante poderá identificar, a partir de fotografias e textos, os objetos utilizados na exposição de 1963 e refletir sobre os discursos expográficos do Museu do Homem do Nordeste.

SERVIÇO
Exposição "O açúcar e o homem: museografia revisitada de Aloísio Magalhães"
Local: Sala Waldemar Valente - Museu do Homem do Nordeste (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte.)
Visitação: Até 11 de fevereiro de 2018. De terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Entrada gratuita

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.