Semana de Ciência e Tecnologia traz desafios e oportunidades para estudantes
Foi dada abertura à XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Fundação Joaquim Nabuco, promovida desde 2004 pela instituição. O evento teve início nesta terça-feira (21) e se estende até 1º de dezembro. A palestra de abertura foi realizada no auditório do Cinema do Museu e teve como tema “Desafios da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento”. O discurso foi do mestre e doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA) Jorge Jatobá, e contou com a presença de professores e estudantes do ensino médio da rede pública.
"Hoje eu vou reviver meus dias de professor", disse Jorge Jatobá ao subir no palco do auditório do cinema. O palestrante navegou pelo mundo da ciência e da tecnologia, contextualizando as duas áreas como questões determinantes para o desenvolvimento de um país. Segundo ele, esses avanços, ao contrário do que se pensa, não irão destruir empregos, mas sim, criar novos. "A diferença é que o componente de conhecimento dos novos empregos vai ser maior e você tem que estar preparado, se não, não dá conta. O trabalho está cada vez mais exigente."
O professor provocou os alunos usando a matemática como uma linguagem que poderá garantir oportunidades futuras, independente das áreas de atuação que escolham. “O avanço da qualidade da educação básica focando nas ciências exatas da natureza é o caminho para garantir uma inovação de mercado no país e, consequentemente, uma maior produtividade”, explicou Jorge. Para isso, é preciso combater os desafios que ainda impedem que o país avance plenamente nas áreas. Segundo ele, é primordial que haja uma aproximação entre universidades e empresas, melhorias na qualidade do ensino básico para aumentar o número de cientistas e tecnólogos e uma melhor relação entre oferta e demanda de recursos.
Em seguida, houve uma roda de conversa com os bolsistas do projeto Caravana da Sociologia, promovido pela Fundaj, que leva para estudantes a oportunidade de desenvolver pesquisas no âmbito escolar. A coordenadora-geral do programa, Viviane Toraci, explica que o projeto surge com o pensamento de como a sociologia atua como ciência na escola, fazendo com que os alunos se posicionem como seres ativos na sociedade. A temática da primeira edição foi “Desigualdade Social” e rendeu no auditório do Cinema do Museu um amplo debate sobre a necessidade e a importância social do sistema de cotas no ingresso às universidades. Ao todo, cerca de 1,5 mil alunos da rede pública de ensino participarão da semana de C&T.
Confira a programação completa: 
Redes Sociais