Estudantes aprendem de forma diferente em passeio pela Fundaj

Os alunos da escola Padre Dehon, na Caxangá, reservaram a tarde desta terça-feira (21) para aprenderem de forma diferente. Os adolescentes vieram até o Museu Homem do Nordeste, em Casa Forte, para conhecer o espaço bastante rico e histórico.
A primeira parada foi na Galeria Baobá, com uma das exposições vencedoras do edital Residências Artísticas 2017 da Fundação Joaquim Nabuco, “Um lugar dentro dele”, da artista visual Milena Travassos. O ponto de partida da pesquisa é o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, popularmente conhecido como Hospital da Tamarineira. Para Kleytonny Oliveira Lins, de 16 anos, a emoção é grande em conhecer pela primeira vez os espaços da Fundaj. “Alguns dos meus colegas já vieram, mas é minha primeira vez aqui. Está sendo muito bom conhecer um espaço que conte história e mostre assuntos ainda não vistos. Importante para conhecer Pernambuco e o Nordeste”, comentou o adolescente do 1º ano do ensino médio.
Logo depois de conhecerem a galeria, foi a vez da Sala Mauro Mota, local que recebe a Exposição Nordeste Mix, onde o objetivo é levar em conta os processos que permeiam o universo da cultura material nordestina, como a pressão exercida pela cultura de massa sobre a culturas popular, a transição do artesanato para o design.
Para finalizar o passeio, os estudantes conheceram o Muhne. A professora de história Marlene Maria da Silva ressalta que todo esse conhecimento é importante para a construção social e educacional dos alunos. “Considero tudo que venha para somar muito interessante. Destacamos as aulas extraclasse um meio de fugir da rotina com os alunos e, além disso, gostamos de interdisciplinar vários assuntos. É isso que torna o passeio enriquecedor e gratificante”, comentou.
Para trazer os alunos de qualquer escola para conhecer o espaço disponibilizado no museu e galeria, basta agendar com o educativo pelo número: 3073-6331 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A agenda do ano de 2017 já está fechada, porém a partir do mês de janeiro de 2018, as escolas já poderão realizar novas reservas. “A Fundação Joaquim Nabuco ainda disponibiliza ônibus para pegar os alunos nas escolas, porém é necessário saber os procedimentos necessários e realizar a reserva por e-mail”, disse Mayana Oliveira, monitora do educativo do Museu Homem do Nordeste.
Redes Sociais