Fundaj promove Semana de Ciência e Tecnologia para 1540 alunos da rede pública
Divulgar as atividades realizadas dentro da Fundação Joaquim Nabuco e proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede pública mais oportunidades de desenvolver as questões sociais são os principais objetivos da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela Fundaj. Realizado desde 2004, o encontro ocorre entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro.
Os 1540 alunos da rede pública contemplados com a Semana de C&T terão a oportunidade de visitar o Museu do Homem do Nordeste, conhecer as exposições Nordeste Mix e As Bandeiras da Revolução, além de ter a chance de participar de palestras e oficinas. “Queremos desenvolver o lado pessoal e de cidadão desses estudantes, por isso o tema central deste ano será a Desigualdade Social”, afirmou César Pereira, coordenador geral de Estudos Sociais e Culturais e um dos organizadores do evento.
Ao todo, foram selecionadas sete escolas para participar da Semana, sendo quatro do Recife, uma de Camaragibe, uma de Ipojuca e outra do Cabo de Santo Agostinho. Os estudantes das duas últimas escolas terão a oportunidade de conhecer o Engenho Massangana, local onde Joaquim Nabuco viveu durante a infância e construiu a base dos seus ideais abolicionistas. “Algumas ações no engenho, como a ‘Caravana da Ciência’, a ‘Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco’ e o ‘Planetário’ terão o apoio do Espaço Ciência”, revelou o coordenador.
Além das oficinas para os estudantes, alguns minicursos serão direcionadas para professores de História e Matemática, por exemplo. Estudantes de graduação também terão a chance de assistir à palestras durante o evento.
Caravana da Sociologia
Durante a Semana de C&T, os estudantes da Escola Estadual Major Lélio, que fica em Camaragibe, e que realizaram uma pesquisa científica sobre desigualdade social por conta da “Caravana da Sociologia”, projeto desenvolvido pela Fundaj, terão a oportunidade de apresentar os resultados do trabalho no palco do Cinema do Museu.
Os alunos aplicaram um questionário sobre o tema nas escolas públicas e particulares de Aldeia. Ao fim da parte prática, irão analisar as respostas das 26 questões e desenvolver um gráfico com os dados que foram apurados para mostrar quais as grandes diferenças entre escolas que ficam tão próximas, mas que vivem em realidades completamente diferentes.
As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira a programação completa*:
*Por motivos de saúde, Helena Nader precisou ser substituída na palestra de abertura do evento. Dessa forma, o início da Semana de C&T contará com palestra de Jorge Jatobá, PHD em Economia pela Universidade de Vanderbilt e professor titular aposentado da UFPE
Redes Sociais