Conservação e proteção das caatingas é pauta de seminário na Fundaj
Seguindo a antiga tradição de discutir questões do semiárido, a Fundação Joaquim Nabuco promove nos dias 21 e 22 de novembro o Seminário “Caatingas em Risco”, na sala Calouste Gulbenkian da Fundaj Casa Forte. O evento é organizado pela Diretoria de Pesquisas Sociais e tem como proposta expor os resultados da pesquisa “Mapeamento e Análises Espectro-Temporal das Unidades de Conservação de Proteção Integral da Administração Federal no Bioma Caatinga”, realizada entre 2013 e 2016 em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande.
O seminário, segundo a organizadora Alexandrina Sobreira, consiste na fase final do projeto, que avalia a gestão proposta para o fortalecimento do bioma exclusivamente brasileiro. Para isso, foram visitadas 14 unidades de conservação da administração federal, estudando a área para além do âmbito teórico, mapeando, e recolhendo material fotográfico e audiovisual. “Estamos entregando oficialmente esses resultados da pesquisa ao Governo Federal para que a caatinga possa vir a ser mais valorizada e preservada enquanto área de preservação justamente pela riqueza que apresenta,” explica.
Durante o evento, serão discutidas temáticas como gestão, conflitos socioambientais, fontes de financiamento e novos programas para a caatinga. Além do seminário, haverá a exibição do vídeo produzido durante as visitas e, futuramente, a entrega de um atlas com registros de todos os biomas estudados. O evento faz parte dos objetivos apresentados pelo projeto que previu o Workshop de Gestão das Unidades de Conservação de Proteção Integral da Caatinga com pesquisadores e gestores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A participação no evento garante certificado.
Confira a programação completa:

Redes Sociais