Eipp apresenta intercâmbio da Universidade de Columbia
A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco sediou na última terça-feira (24) a Sessão Informativa sobre Intercâmbio na Universidade de Columbia, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. O evento foi organizado pelas fundações Lemann e Estudar e reflete o objetivo da EIPP de atuar como centro de discussões sobre educação, inovação e liderança.
Diretor do Instituto para Estudos Latino-americanos de Columbia, Gustavo Azenha apresentou a universidade e o programa de bolsas de estudo oferecido pela Fundação Lemann. “A Universidade de Columbia está localizada em Nova York, é uma das mais antigas dos Estados Unidos, e faz parte da Ivy League, o grupo que reúne as universidades mais tradicionais do país. Possui alunos e professores de mais de 150 países do mundo, então é uma universidade dinâmica, rica em diversas culturas, especialmente na Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas, que é uma das escolas mais internacionais dentro de Columbia”, disse.
Durante a palestra, Azenha destacou que as bolsas para pós-graduação podem ser pleiteadas por profissionais formados em qualquer área. “O programa é aberto a todos e atua com bolsas completas”, destacou. Ele também ressaltou os benefícios em ingressar como intercambista: “Não é apenas estudar na Columbia, é fazer parte de uma rede de bolsistas, de pessoas com interesses parecidos. O programa ajuda a criar lideranças no Brasil”.
O diretor da EIPP, Felipe Oriá, e o coordenador de Projetos e Avaliação, Arthur Aguillar, compartilharam sua experiência como Lemann Fellow, intercambistas de pós-graduação selecionados para as bolsas de estudo do programa. “Eu posso dizer que a minha experiência foi completamente diferente do que eu tinha imaginado. Eu pensei, como economista, que eu fosse ganhar apenas conhecimento técnico mas eu ganhei muito mais que isso. Eu faria tudo de novo”, comentou Aguillar.
Relacionando o que aprendeu no mestrado em Políticas Públicas à cultura que está sendo criada na EIPP, Oriá falou sobre o objetivo de ser uma instituição orientada por demandas. Ele também ressaltou a importância de os candidatos acreditarem em seus projetos: “Eu acho que essa busca por protagonismo é uma das características do Lemann Fellow. E se você está com um projeto muito bacana, vale seguir e aplicar para a universidade que mais te interessar”. Além da Columbia, outras importantes universidades fazem parte do programa de bolsas da Fundação Lemann, entre elas Harvard, Oxford e MIT.
Saiba mais no site da Escola de Inovações e Políticas Públicas.
Redes Sociais