Seminário Aloisio Magalhães: Patrimônio, Museus e Políticas Públicas de Cultura

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), realizará na sua sede e no Museu do Homem do Nordeste (Muhne) no Recife, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Seminário Aloisio Magalhães: Patrimônio, Museus e Políticas Públicas de Cultura.
O encontro busca, ao tempo em que homenageia Aloisio Magalhães, por ocasião da passagem dos seus 90 anos (dia 5 de novembro), reavivar a memória e reacender o debate sobre a sua produção intelectual e a sua atuação enquanto homem público com significativo protagonismo na área da cultura.
“Com isto, esperamos contribuir para a preservação da memória e a difusão do conhecimento científico”, explica a pesquisadora Rita de Cássia Araújo, coordenadora do evento.
Os três dias do seminário serão realizados na sala Calouste Gulbenkian, juntamente com a reprodução do album Olinda (1981). A exposição O açúcar e o homem: museografia revisitada de Aloisio Magalhães, será realizada parte na galeria Waldemar Valente, parte no circuito expositivo do Museu do Homem do Nordeste. Entre os convidados para palestrar estão a viúva de Aloisio Magalhães, Solange Magalhães; suas duas filhas Clarice e Carolina Magalhães e algumas personalidades que conviveram com o artista, como o Doutor em educação, Joaquim Falcão, o membro fundador da Sociedade Internacional de Economia Ecológica, Clóvis Cavalcanti, entre outros.
A entrada no evento acontecerá por ordem de chegada, mas as incrições estão abertas para controle de credenciamento e certificação. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para ficha de inscrição clique no link: FICHA DE INSCRIÇÃO
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
08/11/2017 (QUARTA-FEIRA)
Local: Sala Calouste Gulbenkian – Fundação Joaquim Nabuco – Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE
15h - Solenidade de abertura do Seminário
15h20 - Palestra de abertura com Joaquim de Arruda Falcão – Doutor em Educação; diretor da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas
16h - Lançamento Olinda nos quatros cantos do mundo — e no coração de Aloisio Magalhães - Reprodução da obra Olinda, de autoria de Aloisio Magalhães (1981), Editora Cepe
09/11/2017 (QUINTA-FEIRA)
Local: Sala Calouste Gulbenkian
9h30 - Mesa-redonda: Aloisio Magalhães: Memórias
Composta por: Clarice Magalhães - Especialista em Concepção e Realização de Projetos Culturais; produtora cultural.
Rui Mourão - Coordenador do Programa Nacional de Museus e Diretor do Museu da Inconfidência (Ouro Preto/MG), de 1974 a 2017; membro da Academia Mineira de Letras.
Fernando Coelho – Advogado, deputado federal por Pernambuco, décadas de 1970-1980, Presidente da Comissão da Verdade e da Memória Dom Helder Câmara.
Clóvis Cavalcanti – Economista ecológico; pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco (1980-2010); membro fundador e Presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE); professor da Universidade Federal de Pernambuco (1965-2010).
14h30 - Mesa-redonda: Aloisio Magalhães e os Museus
Composta por: Henrique Cruz - Mestre em Museologia e Patrimônio; analista em C&T da Fundação Joaquim Nabuco.
Flávio Weinstein Teixeira - Doutor em História Social; professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.
Roberto Sabino - Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará.
10/11/2017 (SEXTA-FEIRA)
Local: Sala Calouste Gulbenkian
9h30 - Mesa-redonda: Aloisio Magalhães, Patrimônio e Bens Culturais
Composta por: Rodrigo Cantarelli - Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco; analista em C&T da Fundação Joaquim Nabuco.
Diogo Brito - Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo.
Cêça Guimaraens - Doutora em Planejamento Urbano e Regional; professora da UFRJ.
14h30 - Mesa-redonda: Aloisio Magalhães e as Políticas Públicas de Cultura
Composta por: Antônio Albino Rubim - Doutor em Sociologia; professor titular da Universidade Federal da Bahia.
Lia Calabre - Doutora em História; professora colaboradora da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Cândido Mendes; chefe do setor de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa.
16h - Palestra de Encerramento com João de Souza Leite - Doutor em Ciências Sociais; professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Local: Jardim do Museu do Homem do Nordeste
17h - Atividade Cultural: Som na Rural, de Roger de Renor
Redes Sociais