Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj recebe edição especial do Seminário de Tropicologia em eventos de outubro
Início do conteúdo da página

Fundaj recebe edição especial do Seminário de Tropicologia em eventos de outubro

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 13h37 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 692

A Fundação Joaquim Nabuco promove uma edição especial para o Seminário de Tropicologia no mês de outubro. Nesta terça-feira, dia 17, às 15h, na Sala Gilberto Freyre (avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte), terá início o Segundo Ciclo Merquior, que será acolhido pelo evento mensal da Fundaj. O palestrante convidado é o cientista político Vamireh Chacon, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), conferencista em Universidades da Europa e Estados Unidos, e autor do livro "História dos Partidos Políticos Brasileiros".

No evento, Chacon abordará o tema “José Guilherme Merquior: escritor e cidadão”. “O escritor e cidadão José Guilherme Merquior foi o mais destacado na sua geração. Ele é o autor da única história da literatura brasileira sob o título 'De Anchieta a Euclides'. Merquior como cidadão era um social liberal convicto e tinha necessidade da paixão pelo diálogo”, disse Chacon, destacando a importância de eventos que abordem o pensamento do diplomata, sociólogo e escritor carioca.

Ainda no mês de outubro, na quinta-feira (26), às 15 h, ocorre a 405ª edição do Seminário de Tropicologia, também na Sala Gilberto Freyre. “Supremo Tropical” é o tema da palestra, que terá o doutor em Educação pela Universidade de Genebra e professor da Fundação Getúlio Vargas, Joaquim Falcão, como conferencista do evento. Para Joana Cavalcanti, que é chefe de gabinete da presidência da Fundaj e escritora, acolher o Ciclo Merquior no seminário de tropicologia é reunir debates importantes no evento mensal da casa. “É um seminário contínuo que traz profissionais de referência nacionais e internacionais e sempre promove boas discussões", pontuou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.