Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Workshop de Desenvolvimento de Projetos reúne finalistas do Desafio Município Inovador
Início do conteúdo da página

Workshop de Desenvolvimento de Projetos reúne finalistas do Desafio Município Inovador

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 11h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 850

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIIP) da Fundação Joaquim Nabuco iniciou as atividades do Workshop de Desenvolvimento de Projetos, voltado aos finalistas do Desafio Município Inovador em Educação. A abertura do evento foi conduzida pelo diretor da Escola, Felipe Oriá, que destacou as boas ideias identificadas com o prêmio.

“A gente ficou muito entusiasmado com a qualidade dos projetos que vocês trouxeram e por ter um grupo tão inovador envolvido com a Escola e com a educação. Então, o maior patrimônio dessa sala são os próprios participantes e aqui vocês podem conhecer os profissionais das outras secretarias, os desafios, as iniciativas. Esse é o grande valor de todo esse projeto que a gente tá fazendo”, afirmou Oriá. 

Analisando os dados da educação de Pernambuco e do Brasil, a doutora em Administração Pública e Governo Lara Simielli abordou formas de elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico para o Setor Público. “Esse é um momento muito rico de troca. A gente pode falar sobre as dificuldades do planejamento nos municípios, mas pode também pensar em alternativas de atuação e em como fazer um planejamento baseado em evidências, baseado em dados e diagnósticos”, explicou.

Ela também destacou a importância do Desafio ao incentivar professores e secretarias de educação a apontarem inovações para a sua região. “Eu acho que a criação dessa Escola de Inovação e Políticas Públicas é uma iniciativa muito importante e a iniciativa de premiação dos municípios é algo muito bom porque a gente pode ver o que efetivamente tem sido feito, para que a gente possa pensar em como disseminar políticas públicas que vêm dando bons resultados”.

Durante o workshop, os educadores puderam compartilhar experiências e discutir formas de implantação dos seus projetos. “Eu acho que o ponto de partida é a nossa inquietação de querer levar o melhor pro município, no sentido de fazer com que o aluno seja o grande beneficiado e que o professor possa participar desse processo junto com a equipe técnica. Nós queremos que essa aproximação do aluno e do professor com a tecnologia se dê de forma prazerosa”, contou José Alberto Souza, um dos idealizadores do projeto Escola Tec, do Município do Paulista.



Desenvolvendo os projetos

O segundo momento do workshop foi marcado por atividades práticas e direcionadas para o desenvolvimento dos projetos finalistas. Uma das condutoras foi a Gestora de Projetos da EIPP e coordenadora do Desafio Município Inovador, Flávia Defácio. “Reunir todas as equipes finalistas para discutir planejamento estratégico e desenvolvimento de projetos é um dos momentos mais importantes do Desafio. Essa troca de experiência e o fortalecimento das propostas com certeza vai possibilitar muitas conquistas para a educação em Pernambuco”, apontou.  

Na sequência, as equipes participaram de painéis e exercícios sobre análise de problemas e soluções. As atividades foram conduzidas por Arthur Aguillar, coordenador de Projetos e Avaliação da EIPP e mestre em Administração Pública/Desenvolvimento Internacional pela Harvard University, e Felipe Oriá, diretor da EIPP e mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição. O primeiro dia do Workshop de Desenvolvimento de Projetos ocorreu no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena e se encerra nesta sexta-feira (6), na sede da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.