Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Bolsistas do PIBIC Fundaj apresentam pesquisas na XIII Jornada de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página

Bolsistas do PIBIC Fundaj apresentam pesquisas na XIII Jornada de Iniciação Científica

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 09h20 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 859

Foi dado início nesta quarta-feira (4) à XIII Jornada de Iniciação Científica - JOIC na Fundação Joaquim Nabuco. O evento, que reúne os 26 trabalhos dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de 2016/2017 para apresentação e avaliação, está sendo realizado na Fundaj/Apipucos e se insere na programação da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


“O programa institucional de bolsas da Fundação Joaquim Nabuco é um dos mais bem avaliados pelo Conselho Nacional de Pesquisa,” afirma a diretora de pesquisas sociais e membro da comissão avaliadora, Alexandrina Sobreira. Ela explica que um dos objetivos da instituição é fazer com que os alunos tenham acesso às pesquisas de campo e garantir que atuem fora do gabinete. “Nós orientamos dentro de uma perspectiva interdisciplinar e os pesquisadores, junto com os bolsistas, são responsáveis pelo produto final.” Esse produto, segundo ela, garante no currículo dos alunos uma participação nacional, testa sua capacidade de vincular teoria à prática e auxilia na ingressão no mercado de trabalho.


O bolsista Luan Oliveira, que promoveu em seu trabalho uma análise do curso de Ciências Sociais no Nordeste, acredita que há uma grande necessidade de se realizar pesquisas na área de educação e meio ambiente e enaltece a metodologia de ensino da instituição. “O trabalho da Fundaj dá muito certo. A experiência de fazer parte da pesquisa por si só, além de ter um orientador que chega junto, ajuda e direciona são o maiores benefícios para nossa formação acadêmica.” Gilberto Romeiro, também bolsista, pesquisou sobre a precarização do trabalho dos docentes nos institutos federais de educação e descreve a experiência como muito enriquecedora. “Além de ter entrado em contato com um novo tipo de conhecimento, me aprofundei na área de sociologia do trabalho e a temática serviu para meu trabalho de conclusão de curso.”

Além da expectativa da própria apresentação, a jornada traz a oportunidade dos bolsistas estarem em contato com outras áreas de conhecimento através dos trabalhos uns dos outros. Gilberto exalta a importância do evento como momento de socialização e integração. “É uma chance de compartilhar informação e experiência de pesquisa. A gente acaba vivenciando, por um momento, o que os outros estudaram também.” A pesquisadora Rosineide Vieira, que compõe a comissão de avaliação, explica que o maior propósito é fazer com que os bolsistas consigam agregar teoria e prática e dá algumas dicas de apresentação para futuros interessados na área acadêmica: “Na avaliação, observamos o conteúdo, os resultados e a exposição. É importante se mostrar seguro, inserido, e provar se há uma sequência que relacione a pesquisa, os resultados, e o modo como ele se aplicará isso no futuro.”


A Jornada de Iniciação Científica segue com as atividades até quinta-feira (5). Os trabalhos são avaliados pela banca interna de avaliação, composta por pesquisadores da instituição, e concorrem a uma premiação do 1º a 3º lugar. As avaliações são feitas em horário integral na sala Gilberto Osório, na unidade da Fundaj/Apipucos (Rua Dois irmãos, 92).

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.