Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Primeira turma do curso de Justiça Restaurativa conclui atividades na Fundaj
Início do conteúdo da página

Primeira turma do curso de Justiça Restaurativa conclui atividades na Fundaj

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h36 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 970

A primeira turma do curso Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz, promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco (EIPP/Fundaj), foi concluída no último sábado (30). As aulas, que começaram no início de setembro, contaram com a presença de profissionais vinculados a variados setores da rede pública de ensino.

Como explica a coordenadora do curso, Maria Ferreira, as atividades envolveram desde professores até policiais militares. “O curso atingiu os objetivos e alcançou o público alvo diverso, abrangendo toda a comunidade escolar. Nós tivemos como alunos três policiais militares, que também integram a Patrulha Escolar, e tivemos, inclusive, um conselheiro tutelar. Então, a gente atingiu um índice de satisfação muito importante para a continuidade do que foi trabalhado”, destacou.

A diversidade dos participantes é um dos pilares do curso de Justiça Restaurativa, que prevê formas pacíficas para a resolução de conflitos na escola, de modo a diminuir as manifestações violentas ainda presentes no ambiente escolar. A metodologia é pautada na responsabilização e na cultura do diálogo.

“Durante o percurso das aulas, nós percebemos que o olhar em relação à violência, ao conflito, mudou muito. Tanto que existe uma demanda para que se façam novas edições do curso em outros municípios como também uma demanda dos próprios alunos para que continuemos com o módulo avançado, que é o módulo de mediador, para a mediação do conflito na escola”, explicou a coordenadora.

O encerramento contou com aulas expositivas e vivências práticas e ocorreu na sala Calouste Gulbenkian, na sede da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.