Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj inicia oficialmente suas atividades

A Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco (EIPP/Fundaj) foi aberta de forma oficial na tarde desta sexta-feira (29), no Cinema da Fundação/Museu, em Casa Forte. Em solenidade, durante a 1ª Conferência de Inovação e Políticas Públicas, o ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou a importância do efeito prático que a EIPP vai proporcionar à sociedade.
"Essa escola nasce a partir de um contexto que valoriza a vida real. Nada contra os acadêmicos teóricos, mas acho que a missão de qualquer ente governamental é de ter capacidade de capilaridade e permeabilidade diante da sociedade. Com a escola, teremos interação direta entre professores e gestores de políticas públicas. É importante buscarmos caminho que signifiquem maior participação da população e controle da sociedade. "Fico feliz de constatar que com o apoio do Ministério da Educação a Fundaj cumpre o seu papel na inovação", apontou Mendonça Filho.
O ministro, ao lado do presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti e do diretor da EIPP, Felipe Oriá, assinou o termo de cooperação entre a Escola e a Cátedra Fullbright, órgão norte-americano presente em mais de 155 países, que conta com 57 vencedores de prêmios Nobel em sua história, além de ter paricipação na formação de 33 presidentes ou primeiros-ministros. Ekik Holm-Olsen, diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos EUA no Brasil, destacou a satisfação da Cátedra Fullbright em realizar a parceria com a Fundaj. "É uma enorme satisfação e agradeço pela oportunidade de nos juntar ao esforço de aprimoramento em política Pública no país", afirmou. "A EIPP e a Fulbright acreditam que é possível fazer algo diferente e tirar do papel os sonhos de quem está no setor público", destacou o coordenador geral da Escola, Vinícius Werneck, responsável por atuar na junção das duas instituições.

Para o presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, destacou que a inovação da Fundação se agrega à tradição. "Estamos associando tradição e inovação em um gesto nabuquiano, pois sendo conservador, ele terminou liberal, sendo propritário de terras, ele defendeu os escravos", pontuou Cavalcanti. À frente da EIPP, Felipe Oriá destacou a tentativa de empoderar a política pública de baixo para cima, presente no Desafio Munícipio Inovador, que anunciou seus 15 finalistas durante a conferência. Entre eles, um projeto será vencedor de R$ 100 mil em consultoria promovida pela EIPP. "A escola surge como uma plataforma, um espaço que cria oportunidades de pessoas diferentes de lugares diferentes se conhecerem e tirarem ideias boas do papel", resumiu.
Redes Sociais