Fundaj promove curso "Critério de Intervenções em Livros Raros" para técnicos de instituições públicas

Com a intenção de aprimorar as técnicas de conservação e restauração em obras raras e aplicá-las no acervo da Fundaj, o Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte) está promovendo, desde a última segunda-feira (25), o curso “Critérios de Intervenções em Livros Raros”, ministrado pelo professor e mestre em artes Edmar Gonçalves, da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
O curso foi concebido para capacitar os técnicos da Fundação e de outras instituições públicas e federais de Pernambuco. De acordo com o professor, não há capacitações oficiais de restauração no Brasil, por isso essa oficina é extremamente importante para o incentivo à prática. “Estou dando pequenas orientações e mostrando técnicas para pequenos reparos e encadernações. Essa oficina é importante para demonstrar alguns processos de conservação e restauração.”
A importância de capacitar ainda mais os técnicos do Laborarte é tremenda, já que o acervo da Fundaj conta com livros raríssimos. “São exemplares que vão dos séculos 16, 17 e 18, por exemplo, até a década de 1960. São muito variados”, afirmou Ana Elizabete, coordenadora do laboratório. “É preciso capacitar e aprender novas técnicas. É importante discutir e debater sobre o assunto em cima das nossas obras”, concluiu.
Durante o curso, o professor aplica várias técnicas na parte da encadernação e mostra aos alunos novas maneiras para reparar e conservar um livro raro, explicando as técnicas e materias adequados para cada época em que os exemplares foram publicados.
Redes Sociais