Segunda edição da campanha "Um Livro de Coração" doa 700 livros e 200 dvd's no Recife Antigo
Gente animada no Marco Zero nos finais de semana não é novidade. Mas no último domingo (24) a animação tinha, também, outro motivo: a Fundação Joaquim Nabuco levantou o estande da segunda edição da campanha "Um livro de coração". Em parceria entre a Editora Massangana, a Biblioteca Central Blanche Knopf e a Prefeitura do Recife, o evento promoveu a doação de 200 dvd's e 400 livros, além de outros 300 exemplares doados pelo público que passou na Avenida Alfredo Lisboa, entre 9h e 16h.
“Passei perto e me interessei, vi um livro que eu já queria ler, porém não tinha condições de comprar. Chegar aqui, o encontrar gratuitamente e levar para casa foi, para mim, uma experiência impressionante", afirmou Felipe Carvalho, 25 anos, que assumiu o compromisso de repassar o livro para outros leitores. "Eu espero poder retribuir isso da melhor forma: depois de ler, venho no próximo evento com esse mesmo livro para doar e pegar outro. Eu acho que essa passagem de conhecimento é interessante, pretendo trazer mais livros de casa”, acrescentou.
As gêmeas Laís Araújo e Laísa Araújo, 20 anos, estavam trabalhando no Recife Antigo quando viram o estande da campanha. Aproveitaram para dar uma pausa para conferir os exemplares expostos. “Além da doação, é importante promover a leitura”, disse Laís.

O evento, que ocorre no último domingo de cada mês, tem o objetivo de incentivar a leitura, promovendo, além das doações da própria Editora Massangana, a doação de outros livros, trazidos pelo público. “A Editora Massangana tem se preocupado com a questão da formação de leitores e do acesso aos livros. Ficamos muito impressionados pois muita gente gostaria de ter um livro e não pode, nem sempre tem acesso, por falta de informação, por conta do preço do livro e, também, porque temos uma escola que não forma bem para a leitura”, explica Joana Cavalcanti, editora-chefe e coordenadora da Editora Massangana.
Além da doação de livros, seguindo a proposta de ser um evento aberto para a cultura, várias apresentações culturais tomaram conta da frente do estande. A Companhia Ciganos de Luz expressou, em sua apresentação, o poder da leitura, dando asas aos livros doados; já os poetas Rodrigo Gondão e Daniela Câmara proclamaram textos sobre cultura, respeito e empoderamento. O público curtiu ainda a apresentação da bailarina Amanda Lima, primeira bailarina com Síndrome de Down em Pernambuco.
“Um livro de coração” seguirá acontecendo até o mês de dezembro, sempre em um domingo de cada mês. Estima-se que, até lá, sejam doados mais de três mil exemplares. “A meta da Campanha, junto com o Ministério da Educação, é promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes e, consequentemente, do livro, na medida em que quem lê se informa, quem lê ganha poder - o poder de falar, o poder de compreender, o poder de interpretar e ressignificar a realidade”, completa Joana.

Redes Sociais