Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Inscrições para a 13ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira são prorrogadas até 31 de janeiro
Início do conteúdo da página

Inscrições para a 13ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira são prorrogadas até 31 de janeiro

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h09 | Acessos: 3477

As inscrições para a 13ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro de 2018. O concurso é organizado pela Fundação Joaquim Nabuco por meio da Massangana Produções Audiovisuais Educativas/Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte.  

Enfocando este ano o tema MEMÓRIA E CIDADE, serão selecionados dois projetos de documentários, com premiação bruta de R$ 80 mil (cada), visando gerar produtos audiovisuais destinados à utilização como ferramenta em processos educacionais alinhados às diretrizes do Ministério da Educação e com vistas a estimular a produção independente de audiovisual do Brasil. Os dois roteiros premiados deverão ter duração de 26 minutos. 

Há mais de uma década o Concurso de Roteiros Rucker Vieira vem conquistando espaço entre os editais nacionais em audiovisual, sendo o único com a difusão voltada para a Educação, recebendo inscrições de todas as Regiões do País, oportunizando a formação de público e gerando novas possibilidades de informação através da produção e fruição de documentários.  

O prêmio é uma iniciativa integrante do Programa Gestão e Manutenção do Ministério da Educação, com desdobramento na ação Promoção e Intercâmbio de Eventos Educacionais e Culturais.  

O concurso é uma homenagem ao renomado fotógrafo-cineasta pernambucano Rucker Vieira (1931-2001), que trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco, como fotógrafo e cinegrafista, onde foi diretor e um dos responsáveis pela criação da Filmoteca na década de 1970 – ponto de partida para a criação da Cinemateca da Fundaj, no início da década de 1980, nacionalmente conhecida, principalmente, pelo seu acervo sobre o Ciclo do Recife e o cinema pernambucano. 

Rucker Vieira obteve o reconhecimento da crítica brasileira de cinema por sua atuação como diretor de fotografia nas décadas de 1960 e 1970, notabilizando-se como principal responsável pelo modelo estético do Cinema Novo, a partir do trabalho no filme Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, que inaugurava o cinedocumentário no Brasil. 

Edital, anexos e mais informações estão disponíveis AQUI.  

Massangana Produções Audiovisuais Educativas (MMP) 
Endereço: Rua Dois Irmãos, Nº 92 – Apipucos  – Recife – PE CEP: 52071-440
 
Tira-dúvidas:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
Blog (Link):
https://ruckervieirafundaj.wordpress.com/ 
Telefone: (81) 3073.6850 (8h às 12h e 13h às 17h)
 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.