Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Muhne e Engenho Massangana recebem a 11ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Muhne e Engenho Massangana recebem a 11ª Primavera dos Museus

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h15 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 923

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Engenho Massangana e Museu Homem do Nordeste (Muhne), participa da 11ª edição da Primavera dos Museus. A abertura do evento acontece neste domingo (17), com o Domingo dos Pequenos. Na programação, as crianças assistirão ao filme Pinóquio no Cinema da Fundação/Museu e depois farão um desenho coletivo sobre as brincadeiras presentes no filme.

Durante a semana, as atividades não param. Na segunda-feira (18), ocorre a 3ª edição do “De Mediador para Mediador”,  que irá promover um espaço de encontro, debate e experiências entre os diversos museus e espaços culturais da Região Metropolitana do Recife. Já na quarta (20), o Muhne receberá a visita da Escola Municipal Cleto Campelo, que irá participar de uma mediação focada em abordar os saberes dos povos tradicionais nordestinos, baseados nos eixos temáticos dos povos indígenas, africanos e comunidades quilombolas presentes no Museu Homem do Nordeste. Ao longo da semana, também ocorrem atividades voltadas ao ensino de jovens e adultos, voltada ao estudo dos saberes tradicionais no uso de plantas medicinais. Para Polliana Mariano, monitora do Muhne, o evento é importante por oferecer aos participantes algo diferente do que é promovido ao longo do ano. “Acho importante realizar este trabalho de memória da instituição e oferecer ao público uma atividade que vai além da mediação”, destaca.

As atividades também serão estendidas  ao Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Durante a semana (de terça a sábado), duas exposições estarão abertas ao público: "Plantas, Museus e Memórias", focando na história, ecologia e utilização das plantas mais evidentes no jardim, como pau Brasil e Baobá; e a exposição "Estações de um Engenho", que irá revisitar o acervo fotográfico do Engenho, relembrando exposições, atividades educativas, apresentações culturais e visitas de escola, além de reformas físicas.

Na quinta-feira, às 14h, haverá a 3ª edição do Sarau Engenho Poético, que buscará exaltar práticas artístas - músicas, literaturas, pinturas, expressões corporais e poesias. Para melhor aproveitamento da atividade, o público é convidado a trazer poemas próprios e de outros autores.

A 11ª Primavera dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do qual participam museus de todo o país e recebe esse nome por conta do período do ano que marca o início da primavera.



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 




registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.