Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Laborarte recebe servidores de Caruaru para oficina de conservação de acervos em papel
Início do conteúdo da página

Laborarte recebe servidores de Caruaru para oficina de conservação de acervos em papel

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 09h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 931

O Laborarte (Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte) da Fundação Joaquim Nabuco realiza entre os dias 11 e 15 de setembro a oficina “Aprendendo a Conservar Livros e Documentos”. O curso oferecerá instruções teóricas e práticas na área de desinfestação, higienização e acondicionamento de documentos e livros.

As oficinas vêm, esse ano, com o objetivo de atender a necessidade dos municípios do interior de Pernambuco. Caruaru, o primeiro município convidado, traz 16 servidores de bibliotecas públicas escolares vinculadas à Secretaria de Educação (órgão que realizou a seleção da equipe de alunos). Pensando na locomoção dos participantes do curso, a Fundaj disponibilizou um ônibus para transporte entre as cidades e ajustou a carga horária para 30h semanais (6h/dia).

As aulas serão ministradas pelos técnicos Givaldo José Batista e Salomão Alves Dalzyr no ateliê de papel, localizado na sede da Fundação, em Casa Forte. 

Futuramente, a coordenadora do Laborarte, Ana Elizabeth, prevê um projeto de "laboratório ambulante", que abranja municípios mais distantes da capital, cujos servidores não possam fazer viagens diárias. "É uma oficina que vai acontecer todos os anos para atender as necessidades de outros municípios na área de conservação preventiva de acervos em papéis", explica.

Em 2018, a expectativa é de que o curso ocorra em parceria com as cidades de Petrolina ou Serra Talhada.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.