Historiador Frederico Pernambucano de Mello, ex-superintendente da Fundaj, lança novo livro na segunda-feira, dia 28 de agosto, às 17h30, na APL
O historiador Frederico Pernambucano de Mello, ex-superintendente do Instituto de Documentação, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), lança, na próxima segunda-feira, no dia 28 de agosto, às 17h30, o livro “Guerra em Guararapes & outros estudos”, na Academia Pernambucana de Letras (APL) - avenida Rui Barbosa, 1596, Graças.
Frederico Pernambucano de Mello nasceu no Recife, em 2 de setembro de 1947. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, sua especialização profissional abrange, além do Direito, Administração de Assuntos Culturais: Política e Gerência. Em 1988, foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras (APL); é membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.Historiador e advogado, Pernambucano de Mello foi procurador federal no Recife e, de 1972 a 1987, integrou a equipe do sociólogo Gilberto Freyre na Fundação Joaquim Nabuco, que o reconhecia, já em 1984, como “mestre dos mestres em assuntos de cangaço”.
Especializou-se nos conflitos da história nordestina, em particular os levantes populares que não se sujeitavam aos valores coloniais, como os “guerreiros do sol”, como chama os cangaceiros.
Publicou: Rota Batida – Escritos de Lazer e de Ofício; Guerreiros do Sol – O Banditismo no Nordeste do Brasil (Prêmio Othon Bezerra de Mello, da APL); A Tragédia dos Blindados – Um Episódio da Revolução de 30 no Recife (Prêmio Governo de Pernambuco/Fundarpe); Estrelas de Couro: Uma estética do cangaço; Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros.
O livro, em lançamento, é editado pelas Escrituras Editora e têm prefácio do professor da UFPE, Anco Márcio Tenório Vieira. Informações sobre o evento pelo fone: 3268-2211.
Redes Sociais