Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Democratização e políticas da água é tema de encontro na Fundaj
Início do conteúdo da página

Democratização e políticas da água é tema de encontro na Fundaj

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 11h47 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 749

A Fundação Joaquim Nabuco, em uma parceria com a Rede Waterlat-Gobacit, a Fiocruz e a Universidade Federal de Pernambuco, promoveu, nesta sexta, 18 de agosto, o "Encontro sobre democratização da política e da gestão da água: um desafio transdisciplinar". O evento, realizado na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj – Casa Forte, faz parte das atividades preparatórias da IX Reunião Internacional da Rede Waterlat-Gobacit, que terá lugar no período de 3 a 7 de setembro de 2018, em João Pessoa, na Paraíba. "Desejamos que esse seja um dia produtivo a partir desse intercâmbio de convivências, que possamos firmar nossa parceria", apresenta Edneida Cavalcanti, pesquisadora do Centro de Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) e coordenadora do evento. 

O objetivo central é a discussão dos obstáculos, desafios e oportunidades que confrontam o processo de democratização da política e da gestão da água, que, embora sejam predominantemente tratadas como um tema fundamentalmente técnico, requerem enfoques que integrem uma diversidade de conhecimentos. "Não é um tema novo, mas nunca é suficiente. Temos que continuar aprofundando e dando voltas nesse tema de modo a permitir intervenções mais efetivas para os problemas que enfrentamos", explica o professor José Esteban, da Rede Waterlat Gobacit.  

Há, ainda, o desafio de desenvolver abordagens interdisciplinares mais avançadas, capazes de integrar as contribuições das disciplinas tecnocientíficas, naturais, sociais, etc.
“O tema da água é cada vez mais estratégico e precisa ser abordado por perspectivas que unam aspectos técnicos e científicos, mas também da ecologia política, da cultura, e outras formas de conhecimento não hegemônicos construídos fora dos centros de pesquisa. Nesse sentido, o evento busca construir um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências e debate sobre a democratização da política e da gestão da água, destacando a urgência e o desafio da transdisciplinaridade”, comenta Edneida.  

A parceria da Fundação Joaquim Nabuco com a Rede Waterlat Gobacit está só começando: segundo Esteban, a Rede WG discute uma proposta de projeto para ser financiado pela Fundaj, aprofundando as relações de parceria para os pesquisadores e estudantes da instituição.

O evento incluiu discussões sobre a crise da agua e as possibilidades de guerras pela água, temas problematizados pelo professor Esteban, sempre preocupado em contextualizá-los social e politicamente. "O enfrentamento do problema não é técnico, teórico. O enfrentamento do problema que enfrentamos é político", determina.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.