Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Exposição Villannunciada é inaugurada na Villa Digital
Início do conteúdo da página

Exposição Villannunciada é inaugurada na Villa Digital

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 13h24 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 674

Aconteceu na tarde de ontem na Villa Digital, no Edifício Delmiro Gouveia, na Fundação Joaquim Nabuco, campus de Apipucos, a inauguração da exposição “Acervos digitais e memórias nas nuvens…”. Houve ainda a apresentação da obra Villannunciada, concebida pelo artista plástico Marcelo Silveira. O evento também contou com a presença de Gentil Porto Filho, professor de PPGDesign da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que trouxe para o debate uma provocação sobre design e a importância da arte na contemporaneidade.


Desenvolvida por Marcelo, a Villannunciada tem a intenção de gerar uma discussão sobre os prédios antigos, o bairro de Apipucos e, de maneira mais abrangente, reviver um pouco da história da Villa. “O espaço é muito forte e a nossa intenção era a de que tudo fosse preservado ao máximo. Os objetos são elementos provocadores do espaço e tudo foi pensado de maneira única”, admitiu.


Foi essa relação entre o objeto e o espaço o mote da discussão levantada por Gentil, que definiu bem a obra de Marcelo. “O trabalho de Marcelo sintetiza o dilema entre a liberdade do artista e a utilidade que existe na sociedade moderna. Ele conseguiu encontrar o equilíbrio.”


Mas antes da abertura oficial da exposição, o atual diretor da MECA, Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, Antônio Montenegro, que foi um dos responsáveis pela reestruturação do prédio onde fica a Villa Digital, falou um pouco sobre a concepção do mais novo equipamento da Fundaj.


“Compreendemos que o mundo digital era o caminho a seguir e decidimos digitalizar o acervo da Fundação. Torná-lo mais acessível. O casarão faz parte da história da educação no Brasil e não havia lugar melhor para instalar a Villa”, afirmou.


O fato do casarão onde a Villa está instalada possuir muita memória histórica e estar associado com o acervo da Fundação foi fundamental para receber o projeto. “Tínhamos a intenção de fazer um diálogo entre as linguagens digitais e os arquivos antigos, por isso muita coisa foi digitalizada.”


Vale lembrar que a Villa Digital é um espaço criado para desenvolver a pesquisa, a preservação e difundir o acervo e a produção científica da Fundação Joaquim Nabuco. Todo material digitalizado está disponível para a população.


SERVIÇO DA VILLA DIGITAL


Funcionamento: Segunda a sexta-feira - das 9h às 17h

Contatos: +55 81 3073-6599 | 3073-6529 - http://villadigital.fundaj.gov.br - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Rua Dois Irmãos, 92 -  Apipucos 52071-440 - Recife - Pernambuco - Brasil

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.