Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > II Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários acontece nos dias 7 e 8 de agosto
Início do conteúdo da página

II Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários acontece nos dias 7 e 8 de agosto

Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2017, 15h10 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 1098

Nos próximos dias 7 e 8 de agosto de 2017, o Museu do Homem do Nordeste realiza o II Seminário de Pesquisa em Ecomuseus e Museus Comunitários, que tem como objetivo reunir pesquisadores do campo da Museologia e representantes de redes de museus comunitários brasileiros para dialogarem sobre os avanços nos estudos e nas experiências em Museologia Social no Brasil. A discussão vai girar em torno das observações de campo e também dos avanços nos diálogos conceituais transdisciplinares.

TRANSMISSÃO ONLINE AQUI - Dia 07/07/2017 - Manhã
A inscrição para o evento é gratuita e deve ser feita pelo link: https://goo.gl/6z56xF

Os processos animados por iniciativas comunitárias em memória e patrimônio cultural englobam diferentes perfis institucionais, entre os quais Ecomuseus e Museus Comunitários, e nos trazem diferentes epistemologias, questionando práticas institucionais e disciplinares da Museologia. No entanto, ainda são poucos os estudos e trabalhos que tenham como objetivo analisar a trajetória destas práticas com o intuito de aferir seus impactos junto às comunidades e aos grupos sociais em que atuam, assim como os conflitos internos e externos das práticas museais.

No seminário, pesquisadores ligados a universidades federais ou estaduais apresentarão um painel atual de suas pesquisas e estarão reunidos também para discutir, em parceria com o Museu do Homem do Nordeste, a criação do Observatório Brasileiro de Estudos e Processos Museológicos Comunitários.

O Observatório almeja ser um espaço para o compartilhamento de informações e reflexões sobre Museologia Social, seja em relação ao desenvolvimento teórico-metodológico e à transdisciplinaridade no campo acadêmico, seja do ponto de vista das experiências que ocorrem nas organizações sociais, em diversos graus de formalização, e que atualmente buscam, através de conexões em rede, ampliar a demanda e o acesso das comunidades à memória.


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.