Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Primeira turma de especialização da Escola de Governo da Fundaj recebeu os certificados de conclusão de curso no Cinema da Fundação
Início do conteúdo da página

Primeira turma de especialização da Escola de Governo da Fundaj recebeu os certificados de conclusão de curso no Cinema da Fundação

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 16h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 637

A escola é o local de desenvolver as transformações sociais e construir conceitos que serão utilizados durante toda a vida. É também o lugar de tirar o racismo, tão presente na sociedade brasileira, "debaixo do tapete" e gerar discussões e debates entre os alunos e professores. Foi pensando nessa temática que a Fundação Joaquim Nabuco realizou na tarde da segunda-feira (31), na sala do Cinema da Fundaj, a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Especialização em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola.

A conclusão do curso é muito importante, já que servirá para a criação de um ecossistema para gerar discussões sobre um assunto que precisa ser mais debatido na sociedade brasileira. A especialização foi uma parceria da Fundaj com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Além dos concluintes presentes no cinema, foram convidados para o evento Felipe Oriá, coordenador da Diretoria de Formação da Fundação, Fernando Freire, ex-presidente da instituição, e Cibele Rodrigues, coordenadora do curso de Igualdade Racial e pesquisadora da casa.

Depois da fala dos convidados, os agora especialistas em Relações Étnico-Raciais tiveram a oportunidade de agradecer pelos quase dois anos de estudos na Fundação. “A Igualdade Social sempre foi um tema pouco falado nas escolas. O curso permitiu uma base teórica maior. O racismo faz parte da construção da sociedade brasileira e isso precisa ser discutido. Precisa ser quebrado”, disse uma das formandas.

Com a duração de um ano e meio, incluindo a defesa das monografias, as aulas aconteceram de maneira quinzenal e contemplaram temas como a história da África, cultura e práticas de ensino com o objetivo de desenvolver o senso crítico dos estudantes.

"Foi uma turma resistente e responsável, que sempre gerou bons debates. É um tema de contínua relevância e que precisa ser discutido em todas as esferas. Hoje é um momento de reconhecer uma vitória coletiva. Vamos continuar a fazer cursos dessa natureza", admitiu Cibele Rodrigues.

Além da entrega dos certificados, aconteceu a conferência “Ações de pesquisa e cursos na área de educação para as Relações Étnico-Raciais”, concedida por Thiago Thobias, especialista em Políticas Públicas e atual vice-presidente da Kwigoo Brasil.

A previsão é que uma nova turma seja criada em março de 2018. O edital com o processo seletivo deverá ser lançado em breve.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.