Prêmio Pesquisador Emérito
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti, resolveu instituir novamente a entrega do prêmio “Pesquisador Emérito”, que a Fundaj concedia, até o ano de 2002, anualmente, a destacados pesquisadores brasileiros.
Receberam o prêmio da Fundação, os pesquisadores: Celso Furtado, Manuel Correia de Andrade, Gilberto Freyre, Paulo Freire, entre outros.
Por meio do Conselho Diretor da Fundaj, a data escolhida para a volta da concessão desse prêmio será o mês de agosto de 2017. Com um detalhe, desta vez o prêmio pesquisador emérito da Fundaj será concedido duas vezes por ano.
A portaria que institui o prêmio foi assinada hoje, dia 13 de junho, como a Portaria Fundaj nº 121, que dá continuidade à concessão do título de Pesquisador Emérito (instituído em 1986 pela Portaria PRESI nº 040), "visando distinguir cientistas e pesquisadores sociais que se tenham evidenciado pela relevância, criatividade e repercussão científica de sua obra na área de Ciências Sociais".
A indicação de pesquisador ou cientista social para receber o título será feita pela Diretoria de Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco e será submetida à aprovação do Conselho Diretor da Fundaj. Para preservar a importância da homenagem, o título de Pesquisador Emérito será concedido uma vez por semestre.
Redes Sociais