Pesquisa e documentário sobre a Caatinga serão apresentados na Câmara dos Deputados, em Brasília
No dia 7 de junho, será apresentado, na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, em Brasília-DF, o videodocumentário “Caatingas em risco” e os resultados da pesquisa “Atlas das Caatingas”, frutos de um extenso estudo científico iniciado em dezembro de 2013, dentro de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O documentário, bem como a pesquisa, será apresentado por Salomão Medeiros, diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), que representa os pesquisadores da Fundaj e UFCG na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.
O convite parte do deputado Rômulo Gouveia, da Paraíba, e propõe a discussão da atual situação de vulnerabilidade da caatinga com as comunidades científica e política, objetivando a formulação de caminhos estratégicos e soluções para a conservação, uso e desenvolvimento sustentáveis do ecossistema.
O documentário "Caatingas em Risco", lançado na Fundaj no dia 9 de maio, exibe imagens das 14 unidades de conservação de proteção integral do Bioma Caatinga, incluindo o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e o Parque Nacional do Catimbau (PE) e tem direção de Augusto Amorim (da CEDIST) e Neison Freire (do CIEG). A película trata da pesquisa de Neison Freire, pesquisador da Fundaj, cujos resultados servirão de base para ações que preservem o bioma da caatinga, único exclusivamente brasileiro e até então o menos estudado.
“Caatingas em Risco” inclui fotografias e imagens em vídeo das unidades de conservação, além de entrevistas com gestores, analistas ambientais, brigadistas e moradores, realizadas por Neison Freire e com o apoio das pesquisadoras Débora Coelho Moura e Janaína Barbosa da Silva, da diretora de Pesquisas Sociais da Fundaj, Alexandrina Sobreira e da equipe técnica da Massangana Multimídia Produções. O documentário pode ser assistido aqui.
Redes Sociais