Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundação Joaquim Nabuco volta a promover cursos em parceria com a Enap
Início do conteúdo da página

Fundação Joaquim Nabuco volta a promover cursos em parceria com a Enap

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 10h05 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 1311

Após quatro anos de interrupção, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) retoma sua parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Este ano, a Fundaj volta a ser local de realização de cursos da escola: a novidade faz parte do programa "Enap em Rede", de 2015, que visa à ampliação de sua atuação mediante a difusão dos cursos de desenvolvimento técnico e gerencial fora da centralização dos cursos regulares da Enap.

A parceria se inicia com o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, que oferece capacitação a servidores públicos de órgãos parceiros à escola de governo da Fundação. Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

O curso, orientado por necessidades levantadas com as instituições parceiras, pretende mostrar a postura da escola: ser orientada pelas demandas de conhecimentos para a gestão do dia a dia, mas, principalmente, dar uma base empírica ao se trabalhar o pensamento sistêmico. “O que a gente quer ser é uma escola que junta a gestão do dia a dia com essa ideia de repensar o sistema. Mas não fazer isso trancado numa sala, distante da prática. Nossa proposta é fazer isso partindo dos dilemas enfrentados pelos gestores no dia a dia, utilizando-os como insumos para pensar o redesenho de políticas públicas e instituições”, desenvolve Felipe Oriá, diretor de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco.


A possibilidade de ofertar mais cursos ainda está em aberto. O cronograma atual apresenta atividades a serem desenvolvidas ao longo de 2017, encerrando-se no dia 30 de novembro.

A volta da conexão Fundaj-Enap acontece em tempo com o credenciamento da Escola de Governo Joaquim Nabuco, assinado no sábado, 13 de maio pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, no Museu do Homem do Nordeste.

Segundo Oriá, reativar a parceira com a Enap significa, não só replicar os cursos da instituição, mas reativar uma rede de parceiros ao redor da Escola de Governo Joaquim Nabuco. "A gente de fato presta o curso, capacita servidores e tem um impacto nos resultados desses órgãos parceiros, porém é mais que isso. A gente junta pessoas, experiências e subsídios empíricos para ser uma escola que repensa o sistema como um todo a partir da prática", esclarece o diretor. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.