Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Lançamento do livro O nascimento do Brasil e outros ensaios, do antropólogo e professor da UFRJ, João Pacheco de Oliveira, no Cinema do Museu, da Fundaj
Início do conteúdo da página

Lançamento do livro O nascimento do Brasil e outros ensaios, do antropólogo e professor da UFRJ, João Pacheco de Oliveira, no Cinema do Museu, da Fundaj

Publicado: Quarta, 03 de Mai de 2017, 16h17 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 1290

Na próxima terça-feira (09), o Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), recebe o lançamento do livro O nascimento do Brasil e outros ensaios, do antropólogo e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pacheco de Oliveira. O evento ocorrerá às 10 horas, no Cinema do Museu. A entrada é gratuita.

A obra revisita as frequentes e consagradas interpretações realizadas sobre os povos indígenas no Brasil, bem como as formas de constituição da memória e de uma história nacional. João Pacheco busca construir a narrativa dos indígenas enquanto protagonistas e agentes efetivos na construção do país e questiona as categorias e práticas derivadas de modelos jurídicos coloniais (ainda bem vivos) e explicita pressupostos e crenças subjacentes (raramente conscientes).

Embasado numa perspectiva etnográfica e dialógica, o livro se vale da antropologia histórica para tecer diálogos entre o mundo colonial e a contemporaneidade, poderes disciplinadores e modos de resistência e formação de alteridades.

Sobre o autor
João Pacheco de Oliveira é antropólogo e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Fez pesquisa de campo prolongada com os índios Tikuna, do Alto Solimões (Amazônia), da qual resultou sua dissertação de mestrado (UNB, 1977) e sua tese de doutoramento (PPGAS, 1986), publicada em 1988. Realizou também pesquisas sobre políticas públicas, coordenando um amplo projeto de monitoramento das terras indígenas no Brasil (1986-1994).

Nos últimos anos, o pesquisador vem se dedicando ao estudo de questões ligadas à antropologia do colonialismo e à antropologia histórica, desenvolvendo trabalhos relacionados ao processo de formação nacional, a historiografia, bem como a museus e coleções etnográficas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.