Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj realiza primeiro dia do seminário O Invencível Hermilo
Início do conteúdo da página

Fundaj realiza primeiro dia do seminário O Invencível Hermilo

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 16h57 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 809

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj deu início, na tarde desta quarta-feira (26), ao primeiro dia do Seminário em comemoração ao centenário de Hermilo Borba Filho, intitulado "O Invencível Hermilo". O evento é uma parceria entre Fundaj e a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Eventos comemorativos também serão realizados no Festival Literário no Riomar e na Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, em Palmares. O seminário, na Fundaj, acontece nos dias 26 e 27 de abril, das 14h às 18h, na Sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj – Casa Forte. A abertura de "O Invencível Hermilo" ficou por conta do presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti e do Jornalista Ricardo Leitão (Presidente da CEPE).

Segundo Joana Cavalcanti, organizadora da conferência e coordenadora-geral da Editora Massangana, da Fundaj, o evento tem por objetivo “discutir a obra de Hermilo, refletir sobre o conteúdo dessa obra, lembrar Hermilo, o valor que ele teve na cultura brasileira, sobretudo em Pernambuco. Hermilo foi um nome no teatro, mas também na literatura, na música. Foi um grande incentivador da cultura popular”, explicou.

Hermilo Borba Filho foi advogado, escritor, crítico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor brasileiro, nascido em Engenho Verde, município de Palmares, zona da Mata Sul de Pernambuco.

O seminário contou com a leitura dramatizada pelos atores Adriano Cabral e Adriana Torres e pelo músico João Natureza. A primeira mesa foi composta pelo jornalista Maurício Melo e por Lêda Alves (Atriz, Secretária de Cultura do Recife e viúva do escritor). A segunda mesa foi composta pelo professor Anco Márcio Tenório, da UFPE, e pelo jornalista Schneider Carpeggiani e pelo professor Luís Reis

Maurício Melo contou ser admirador de Hermilo, muito embora não o tenha conhecido pessoalmente. “Infelizmente não deu tempo de conhecê-lo, mas sou amante de suas obras e cheguei até ele através da leitura do livro Deus no Pasto”, comentou.  Para ele o momento não foi resumiu-se em celebrar apenas o artista. “Estamos reunidos hoje no intuito de celebrar a sua generosidade, o caminho e o que foi Hermílo Borba”, disse.

“Vou falar do homem, do escritor falem vocês”, foi assim que Lêda Alves iniciou seu discurso descrevendo quem foi Hermilo Borba. Ela explicou que, “aqui não é nenhuma conferência, nenhum estudo, nenhuma análise crítica da obra desse homem, mas sim um relato amoroso”. A atriz acompanhou o escritor até os últimos dias de vida e relatou que enquanto esteve aqui sempre foi um homem aberto aos outros e tinha bastante paciência de ensinar. “Ele começou a escrever já aos 40 anos, quando perguntavam a ele o que fazer para ser um bom escritor, ele dizia: “sentar a bunda na cadeira, papel na máquina e escrever, escrever o dia todo”, falar dele representa alimento, vigor e alento ao mesmo tempo”, concluiu.

De acordo com a organizadora, Joana Cavalcanti, o seminário pretende reunir, até a tarde desta quinta-feira (27), a partir das 14 horas, um conjunto de pessoas ligadas a Hermilo: algumas efetivamente a Hermilo, como é o caso de Marília Alves, e outras, para além da relação afetiva, estudiosos da obra de Hermilo. O evento também contará com a presença de Margarida Cantarelli, da Academia Pernambucana de Letras. O evento é aberto ao público e contará com com diversas abordagens:  Hermilo e o teatro, Hermilo e a literatura, Hermilo e a ficção. Na tarde da quinta (27), a partir das 14 horas, haverá a mesa-redonda “Hermilo: vida e Literatura”, com o jornalista e escritor Maurício Melo Junior e o escritor Juareiz Correya.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.