Fundaj firma acordo de cooperação técnica com a Unesco
Representantes da Unesco Brasil estiveram nesta terça-feira na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em reunião com o assessor Institucional da casa, João Rego, e a coordenadora de Programas Institucionais, Catia Lubambo. Na reunião com as oficiais de Projetos da Unesco no Brasil Alexsandra Andrade e Lorena Carvalho foram acordadas as diretrizes para a elaboração do novo acordo de cooperação técnica entre a Fundaj e a Unesco, com duração de quatro anos.
A meta é dotar a casa de Joaquim Nabuco de capacidade para atuar como centro de referência nacional e internacional na produção e difusão de conhecimento em educação, cultura e suas interdependências. “Esse acordo impulsiona e implementa o projeto estruturador da Fundaj de forma eficaz, com base em três vertentes estratégicas voltadas ao fortalecimento institucional da fundação. São elas a modernização Institucional, a difusão do conhecimento e internacionalização e a implantação das mídias sociais”, destacou João Rego.
Faz parte desse projeto o recém criado Centro de Estudos Internacionais da Fundaj. Um passo importante para a internacionalização da instituição. E a criação do Centro é uma ação simultânea ao processo de modernização institucional da Fundaj. Ainda o mapeamento do acervo existente na instituição, a capacitação de multiplicadores para uso da tecnologia que será adotada e um plano de mídias sociais. Há, também, a criação de dois núcleos. Um de estudos da história e da cultura afro-brasileira e indígena e um outro de estudos e pesquisa em desenvolvimento sustentável sistematizado e institucionalizado.
O acordo de cooperação técnica Fundaj/Unesco é resultado de vários meses de trabalho com gestores e pesquisadores da instituição e está alinhado com os Programas Institucionais. Na vertente estratégica da Internacionalização foram tomadas como ponto de partida, articulações já iniciadas por alguns coordenadores de projetos tais como Cibele Barbosa, Moacir dos Anjos, Maurício Antunes, Joanildo Burity, Maria Ferreira e Alexandrina Sobreira.
Na formulação e implementação de estratégias para a área de Mídias Sociais e Difusão do Conhecimento (Acervo Digital) estão envolvidas a equipe do Cehibra capitaneada por Antônio Montenegro e Albertina Malta e a da Ascom com Karla Veloso.
Ao Comitê Gestor do Prodoc (Acordo de Cooperação Fundaj/Unesco) composto por João Rego, Cátia Lubambo, Diogo Helal e Yves Gorandesky, caberá o planejamento, a execução e o monitoramento das atividades que constituirão as vertentes estratégicas incluídas no acordo. A Modernização Institucional será também gerida por este Comitê com o apoio da Assessoria Institucional e do EGP Escritório de Gestão de Projetos.
Redes Sociais