Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > I Kulturforum Sul como estado mental, no Centro Cultural Brasil-Alemanha
Início do conteúdo da página

I Kulturforum Sul como estado mental, no Centro Cultural Brasil-Alemanha

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 11h13 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 721

Nesta segunda-feira (24.04.2017), às 19h, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) realiza o I KULTURFORUM “Sul como estado mental”, a fim de debater a proposta curatorial da documenta 14 a partir das experiências do curador e pesquisador Moacir dos Anjos, que esteve presente na abertura da décima quarta edição da exposição, na cidade de Atenas (Grécia).

Inicialmente, a jornalista e pesquisadora Bárbara Buril fará uma contextualização sobre o que é a documenta, como ela se insere no panorama de outras grandes exposições e bienais dedicadas à arte contemporânea e qual é a proposta desta edição. O CCBA fica na Rua do Sossego, 364, no bairro da Boa Vista (Recife). O evento é aberto ao público interessado. 

Para o curador Moacir dos Anjos, “embora o conceito curatorial desta edição busque trazer a ideia de ‘sul como estado mental’ como diz o slogan da documenta 14, o que se vê ainda é um ‘norte como estado mental’, uma vez que a escolha dos artistas que integram esta edição ainda é muito eurocêntrica”.

“South as a state of mind” é o título da publicação produzida pela equipe da documenta, que reúne textos, ensaios, poemas e artigos que inspiraram, de alguma forma, a orientação curatorial desta edição. O conceito da documenta 14 será abordada por Moacir dos Anjos a partir de obras de arte encontradas durante os seis dias que o curador ficou em Atenas. 

 

O II KULTURFORUM “Sul como estado mental” acontecerá no mês de agosto, com os relatos da jornalista Bárbara Buril sobre a documenta 14 em Kassel, na Alemanha.

Nesta edição, a documenta 14 acontece em Kassel e em Atenas, devido a uma intenção curatorial declarada de friccionar limites e desafiar fronteiras. O tema desta edição, “Learning from Athens”, recorre à Atenas não só como símbolo da crise financeira global e migratória na Europa, mas também como ícone representativo da democracia. 

 

Os dois eventos, dedicados a problematizar a documenta 14 tanto nos seus aspectos curatoriais como no modo como ela se insere entre as grandes exposições de arte contemporânea, são realizados a partir de uma parceria entre CCBA, Revista Continente e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O KULTURFORUM é um evento promovido mensalmente pelo CCBA para debater questões sociais contemporâneas. 

Sobre a documenta 

A documenta é uma das mais importantes exposições de arte contemporânea do mundo, que acontece a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha, com duração de 100 dias. Fundada pelo artista, professor e curador Arnold Bode em 1955, a documenta teve o intuito de introduzir a Alemanha na arte moderna, banindo o obscurantismo cultural do Nazismo. A 14ª edição da documenta – documenta 14 – acontece em 2017 em Kassel e em Atenas, na Grécia, devido à intenção do diretor artístico dessa edição, o polonês Adam Szymcyzk, de problematizar crises políticas, culturais e econômicas que acometem o mundo, de um modo geral, e a Europa, mais especificamente, nesses últimos anos. Trata-se da primeira vez que o evento é estendido para mais um local fora de Kassel. O tema da documenta 14 é Learning from Athens. 

Para mais informações sobre o evento, acesse o blog Conexão documenta 14: 

http://www.ccba.org.br/conexaodocumenta

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.