Comitê de Ética da Fundaj promove palestra acerca da Resolução Complementar 510/16, no dia 18 de abril, às 15 horas, na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte
O Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, no dia 18 de abril (próxima terça-feira), às 15 horas, a palestra acerca da Resolução Complementar 510/16, com o doutor Jorge de Almeida Alves Venâncio, coordenador do Conep/CNS/MS. A palestra será na sala Calouste Gulbenkian, da Fundaj/Casa Forte (avenida 17 de agosto, 2187), gratuita, e aberta ao público. Ela será transmitida on line (assista ao vivo aqui a partir das 14h30).
Para a pesquisadora Janirza Cavalcante da Rocha Lima, da Fundaj, coordenadora do Cômite de Ética em Pesquisa (Cep/Fundaj), "nós, da CEP, temos a função educativa de dar certo as informações sobre as pesquisas com seres humanos, as pesquisas em ciências sociais. É necessário que haja um entendimento correto da resolução, e ninguém melhor para falar sobre ela com os pesquisadores, e o público em geral, do que o próprio coordenador nacional do Conselho Nacional de Ética, para dar maior legitimade, autoridade ao assunto".
A Resolução nº 510 de 7/4/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi publicada no Diário Oficial de 24 de maio de 2016, homologada pelo Ministro da Saúde, que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas (Resolução CHS). Trata-se da primeira norma brasileira voltada especificamente para essas áreas
A Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida na Resolução.

Redes Sociais