Seminário, e Roda de Diálogo, Parteiras Tradicionais de Pernambuco, nos dias 30 e 31 de março, na Fundaj/Casa Forte
O papel dos museus na salvaguarda do patrimônio imaterial e o andamento do processo de reconhecimento dos saberes e práticas das parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural do Brasil estão em foco no seminário Parteiras tradicionais em Pernambuco: patrimônio, memória, salvaguarda e o papel dos museus. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia.
O evento, que ocorre próxima quinta-feira (30/3), às 14h, na sala Calouste Gulbenkian, é resultado de uma parceria entre o Museu do Homem do Nordeste, o Instituto Nômades, o Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer, o Grupo Curumim, a Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru e a Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes.
Além de palestras e roda de diálogo, também ocorrerá a exibição do curta-metragem Simbiose, de Júlia Morim, sobre a parteira tradicional Maria dos Prazeres de Souza. O Seminário é uma iniciativa que integra o Museu da Parteira, um conjunto de ações de salvaguarda dos saberes e fazeres das parteiras tradicionais, cuja exposição “Museu da Parteira: acolhimento, resistência e visibilidade” está em cartaz no Museu do Homem do Nordeste até dia 2 de abril.
Participarão como palestrantes Diana Dianowsky, da Coordenação de Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan; e Luciana Palharini, doutora pela UNICAMP, com tese sobre a história da atenção ao parto e ao nascimento nos museus.
Também participarão do evento como debatedoras, Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional e idealizadora do Museu da Parteira e Presidente da Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes; Júlia Morim, antropóloga que vem atuando desde 2008 junto a parteiras tradicionais no que diz respeito a documentação, promoção e valorização do ofício; Josefa Alves de Carvalho, ex-presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, também idealizadora do Museus da Parteira; Elaine Müller, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da UFPE e Paula Viana, enfermeira, obstetra e integrante do Grupo Curumim.
PROGRAMAÇÃO
Dia 30/3
14h
Abertura:
Henrique de Vasconcelos Cruz – Divisão de Estudos Museais e Ação Comunitária
Mesa 1: Salvaguarda do Patrimônio Imaterial e o Ofício da Parteira Tradicional
Palestrante:
Diana Dianovsky, Coordenação de Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN
Debatedoras:
Júlia Morim - Antropóloga, atua desde 2008 junto a parteiras tradicionais no que diz respeito a documentação, promoção e valorização do ofício
Maria dos Prazeres de Souza - Parteira Tradicional e Enfermeira Obstetra, idealizadora do Museu da Parteira e Presidente da Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes
15h30
Mesa 2: Construindo a história da atenção ao parto e ao nascimento no Brasil: o papel dos museus na salvaguarda do patrimônio imaterial
Palestrante: Luciana Palharini
Debatedoras:
Josefa Alves de Carvalho - Parteira - Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru
Elaine Müller - Antropóloga, Professora do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE
Paula Viana - Enfermeira Obstetra e integrante do Grupo Curumim, que vem atuando há 20 anos junto a parteiras tradicionais.
Paula
16h30: coffee-break
17h
Exibição do documentário Simbiose, filme de curta-metragem produzido por Júlia Morim, sobre a trajetória de Maria dos Prazeres de Souza.
Dia 31/3
9h
Roda de Diálogo com as representantes das Associações de Parteiras
SERVIÇO
Seminário Memória, Museologia e Patrimônio
Parteiras tradicionais em Pernambuco: patrimônio, memória, salvaguarda e o papel dos museus.
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Sala Calouste Gulbenkian
Dia: 30 e 31 de março
Redes Sociais