Minc e MEC cada vez mais próximos
A Representação Regional Nordeste do MinC ganhará, em breve, uma nova sede, no jardim ecológico da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. Na manhã da segunda-feira (13/02), foi realizada a assinatura do termo de cessão de uso de imóvel do casarão solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, que abrigará a Representação Regional do Minc.
Participaram da cerimônia de assinatura do termo o ministro da Cultura, Roberto Freire, o ministro da Educação, Mendonça Filho, o presidente da Fundaj, Luiz Otávio de Melo Cavalcanti, e a chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Maria do Céu.
O prédio histórico do século XIX pertence ao conjunto arquitetônico da Fundação Joaquim Nabuco. A cessão de uso do solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães terá duração de 24 meses. O prédio tem uma área útil de 552m² e está localizado na Av. 17 de agosto, 2187, Casa Forte, na zona norte do Recife.
Durante a cerimônia, também foi oficializada a posse de Ana Farache no cargo de coordenadora de Cinema da Fundaj. Farache é jornalista, fotógrafa e doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É a idealizadora do festival de cinema Brasil Stop-Motion.
O presidente da Fundaj, Luiz Otávio Cavalcanti, na sua fala, destacou a hospitalidade tão presente no DNA da instituição e que agora a educação e a cultura voltam a andar de mãos dadas com essa parceria. Também adiantou que as obras em andamento na Fundaj/Derby, onde funcionam o Cinema da Fundação, as galerias de arte e as salas que abrigarão a Escola de Governo, estão bem adiantadas e que em setembro deste ano serão concluídas e entregues à população.
"A integração entre cultura e educação é um dos pontos fortes da Fundaj. É importante destacar que a Representação Regional Nordeste do MinC, agora em sua sede própria, pode dialogar com o braço da cultura que existe dentro do Ministério da Educação, que é a Fundaj", destacou o ministro da Cultura, Roberto Freire.
O ministro da Educação Mendonça Filho destacou que a cessão desse espaço gera economia para os cofres públicos e integra as ações de Educação e de Cultura na Região.”Nós cedemos o espaço e, ao mesmo tempo, queremos promover uma agenda de integração e estimular ações das duas pastas”, afirmou.
Redes Sociais