Editora Massangana doa livros em evento educacional
Por Juliana Costa, estagiária de Jornalismo, da Ascom/Fundaj
Nesta quinta-feira, 09/02, ocorreu, na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos, localizada no centro de São Lourenço da Mata/PE, o evento Formação de Professores, elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade. O evento contou com a professora doutora Joana Cavalcanti, editora-chefe e coordenadora da Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, que, além de palestrante, foi a responsável pela doação de 600 livros, todos da Editora Massangana, para a rede educacional.
Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre as ações motivacionais a serem feitas pelos professores em suas salas de aula, Joana, em sua apresentação, ruminou sobre o uso do lúdico no ensino e aprendizagem da leitura e escrita, focando na contagem de histórias e nos percursos que levam a teoria da comunicação. Sua fala contou com conceitos tais quais o "mundo de narratividade" e "convergência de narrativas", além de uma atividade lúdica na qual a professora apresentou sua "mala que conta história" (parte do projeto itinerante Malas que contam histórias, atualmente com mais de 250 malas pelo mundo). Joana também discursou sobre os desafios da leitura para além da decifração de símbolos, atividade que, segundo ela, pode abrir a porta para uma "ressignificação da realidade", se tiver ajuda de professores e escolas. Concluiu dando os pilares para a estruturação de uma escola contemporânea: reconhecer a complexidade de sua tarefa, quebrar paradigmas, promover interdisciplinaridade, investir no desenvolvimento de professores e promover projetos. Tal escola estaria em combate ao paradigma educacional vigente e em busca de uma “pedagogia do deslumbramento”, na qual se faz a construção de dispositivos pedagógicos e a mediação do conhecimento através do concreto e do imaginável.
Ainda durante o evento, foi ressaltada a doação de livros da Editora Massangana a todos os 78 professores presentes e a outros professores da rede educacional de São Lourenço da Mata. Gleisson Cavalcanti, secretário-adjunto da Secretaria de Educação, afirmou ser uma "parceria muito positiva, inclusive para a nossa biblioteca". Os professores presentes puderam escolher entre títulos com temáticas voltadas para educação, arte e cultura.
Finalizando o evento, a professora e editora-chefe Joana Cavalcanti reafirmou o compromisso da Editora Massangana para com o público: “Os professores que precisarem de livros nas suas escolas e que vejam um título que lhe interessam, entre em contato, a gente faz questão de levar até a escola. O professor e a criança têm acesso ao livro”. Para solicitação do livro desejado, o responsável tem somente que fazer um ofício. Joana também promete que a editora está investindo mais na Educação Infantil e na literatura para jovens e adultos, afirmando que, no momento, o acervo de livros é mais concentrado em pesquisa educacional, na área de história, cultura e arte. Tudo para atender as necessidades dos professores. Segundo ela, “a função de uma fundação é social: a gente tem que converter o que existe, o que é produzido lá dentro, para o social. Então os livros são vossos”, encerrou.
Redes Sociais