Ciclo de Palestras Audiovisual e Redes no Século XXI: uma perspectiva educacional — Sérgio Rizzo
A Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Artes, promove o Ciclo de Palestras sobre Audiovisual e Redes no Século XXI: uma perspectiva educacional, com o professor Dr. Sérgio Rizzo. O evento compõe e dá início ao Projeto Cultura Visual e Educação, do Programa Institucional 4 — Territórios de Educação e Cultura.
O projeto Cultura Visual e Educação, visa promover o debate a respeito da cultura visual para a formação de pensamento crítico e reflexivo dos sujeitos contemporâneos, no contexto da sociedade da imagem e do consumo. Compreendendo que as imagens invadem o nosso cotidiano por meio de toda a mídia impressa, o cinema, a fotografia e a televisão — veículos já tradicionais de transmissão da cultura visual —, mais ainda os aparelhos celulares, tablets, computadores portáteis e outros tantos gadgets, constituem-se como meios eficazes de difundir ideias e opiniões por meio de mensagens audiovisuais. Como decorrência dessa crescente exposição imagética, cada vez mais necessitamos ver, ler e interpretar imagens para compreendermos as visualidades que nos cercam.
Neste sentido, o professor Sérgio Rizzo nos traz sua contribuição fazendo-nos a seguinte reflexão: O cinema, tal como nós um dia o conhecemos, aproxima-se do seu fim? O exame das transformações mercadológicas e estéticas pelas quais o audiovisual vem passando nas últimas duas décadas proporciona uma reflexão sobre o estatuto da imagem em nosso tempo e sobre as suas relações com o campo da educação.
SÉRGIO RIZZO (1965) — jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, com uma tese sobre a formação de professores para a educação audiovisual, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; apresentador do canal de TV Arte 1, colaborador dos jornais "O Globo", "Valor Econômico" e "Folha de S. Paulo", e de publicações na área de educação, como o jornal "Mundo" e o portal "Carta Educação"; professor na pós-graduação da FAAP e da PUC-SP, na Academia Internacional de Cinema, no Colégio Augusto Laranja, no Museu da Imagem e do Som, na Casa do Saber, no Espaço Itaú de Cinema, em unidades do Sesc-SP, no Quintal Amêndola e na Galeria Augôsto Augusta; membro dos comitês de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e integra o projeto Ensaios Ignorantes, que combina ações de teatro e leitura. Autor dos livros "Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida" (Editora Segmento), "Família e Educação - Quatro Olhares" (Editora Papirus) e "Vitória - Ayrton Senna" (Editora Melhoramentos), além de diversas participações em coletâneas — como "Cinema e Psicanálise" (Editora nVersos), "Os Filmes que Sonhamos" (Lume) ,"Futebol, Comunicação e Cultura" (Unesp/Intercom), "Coleção Folha Clássicos do Cinema" (Editora Moderna/Folha de S. Paulo), "100 Melhores Filmes Brasileiros" (Letramento/Abraccine/Canal Brasil) — e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a cineastas como Ingmar Bergman, Woody Allen, Stanley Kubrick , Quentin Tarantino e irmãos Dardenne.
Serviço:
Dia: 12/12 – 16h às 18h
Palestra: Audiovisual e redes no século 21: uma perspectiva educacional (aberta ao público)
Local: Cinema do MUSEU
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. — ramal: 6682
Dia: 13/12 – 9h às 12h e das 14h às 17h (Apenas para o público interno)
Palestras – Propostas de navegação pela cultura audiovisual do século 21 (para os servidores e mediadores do Museu, Coart, Cehibra e Villa Digital).
Profº Dr. Sérgio Rizzo
Local: Villa Digital
Redes Sociais