Feira de Orgânicos chega hoje (01/12) aos jardins do Museu do Homem do Nordeste
Por Juliana Costa*
Os jardins do Museu do Homem do Nordeste, da Fundaj, recebem, a partir de hoje (01), cinco barraquinhas que, juntas, compõem a Feira de Orgânicos. Com o cheiro de vegetais fresquinhos pairando no ar, a Feira conta com sete agricultores que vendem os mais variados tipos de frutas, verduras e hortaliças (coentro, cebola, batata, cenoura, chuchu, vagem, pepino, maracujá, etc.), além de ovos orgânicos e algumas carnes, como a de galinha.
Todos originários do município pernambucano de Chã Grande e pela primeira vez na Fundaj, é unânime entre os vendedores que o produto orgânico ganha espaço no mercado devido ao alerta contra agrotóxicos, os quais chamam de "veneno". "Quando chega o conhecimento, todo mundo quer. Isso é uma lavoura saudável, um plantio saudável, que não contêm veneno, não contêm adubo, o adubo que a gente trabalha é aquele adubo que não tem química nenhuma. Hoje em dia, o que tá acabando com tudo é veneno, estamos correndo dele", diz Emanuel Batista, de 69 anos, o chamado Nequinho ("na minha região, se chegar perguntando por Emanuel Batista ninguém sabe quem é").
Também possuem, em comum, o tempo de profissão: todos começaram a cultivar frutas e legumes desde cedo. Um deles, Givanilson, diz que planta desde os sete anos de idade: “Eu tô com 35, faz 28 anos que eu trabalho na agricultura. No meu tempo, eu trabalhava desde os sete anos, plantando e criando gado”. Sobre agrotóxicos, Givanilson também completa: “A saúde está na verdura orgânica, na matéria orgânica”. Dono do Sítio Palmeiras, ele divide seu plantio com o Sítio dos Botões, seu vizinho, que também está presente na feira.
Para finalizar, Nequinho faz uma brincadeira, que pede para ser divulgada. Pergunta: “qual é o gosto da comida?”. Quando não obtêm resposta, se propõe a responder, rindo: “né a fome?!”.
A feira está aberta ao público todas as quintas-feiras, a partir das 7h*.
* Excepcionalmente, na próxima semana, com o feriado de Nossa Senhora da Conceição na quinta, a feira funcionará na quarta, dia 07/12.
*Estagiária de Jornalismo da Ascom/Fundaj
Redes Sociais