Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj leva Curso de Audiovisual para tribo Matsés no Amazonas
Início do conteúdo da página

Fundaj leva Curso de Audiovisual para tribo Matsés no Amazonas

Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 10h52 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h10 | Acessos: 786

 

*Por Amanda Barbosa

A Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai),  promove o projeto Midia Matsés, oficinas audiovisuais realizadas para os índios da tribo Matsés, no Amazonas.

O projeto consiste em dar a oportunidade aos próprios moradores da tribo, produzir filmagem de imagens que são feitas entre eles e contam um pouco de suas histórias e costumes.

O cineasta Leonardo Sette, um dos mediadores do programa, conta que “a idéia surgiu pela necessidade de se expandir os cursos do Canne, que até então, só alcançavam as capitais do Norte-Nordeste”.

Raimundo Mean Mayuruma e Mauricio Tapio Mayuruma integram a equipe de jovens que mostraram grande interesse pelo projeto e desenvolveram na prática as atividades audiovisuais.

Mean é um dos coordenadores da equipe e contou como se sente vendo o trabalho ser realizado: "Este trabalho é a realização de um sonho, ver o meu povo tomando espaço, sendo mostrado pro mundo é muito bom, além de tudo temos ótimas experiências, aprendemos a 'mexer' nas câmeras", disse.

Tapio, embora não fale a língua portuguesa, demonstrou durante todo o momento da entrevista muita satisfação com a realização do Mídia Matsés.

A produção das imagens aconteceu durante toda aplicação das oficinas audiovisuais e foram produzidas por câmeras cedidas pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas de Pernambuco (ABD/PE), conseguidas por meio do Canne/Fundaj, da Funai e de alguns centros de Atalaia do Norte/AM.

De acordo com Hiltercley Rodrigues, da Funai, que também está envolvido diretamente no processo, os Matsés vem tentando conseguir recursos para adquirir seus próprios equipamentos para continuar a produção dos vídeos documentários.

O material vem sendo editado pela Massangana Multimídia/Fundaj  juntamente com os envolvidos. Ainda de acordo com Hiltercley, depois de editado e finalizado, a pretensão é encaminhar este primeiro projeto compactado para o Museu do Índio onde ficará disponível ao público.

Confira aqui as imagens do projeto.

* Estagiária de Jornalismo da Ascom/Fundaj

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.