Caminhos para a transformação da escola pela arte e pela cultura
O colóquio “Caminhos para a transformação da escola pela arte e pela cultura", no dia 10 de outubro, às 9 horas, na sala Calouste Gulbenkian, na Fundaj/Casa Forte, é parte das atividades da pesquisa sobre Educação e Cultura realizada por acordo de cooperação entre a Fundaj, o Minc e a Fade/UFPE.
Tem a intenção de compartilhar e divulgar, entre pesquisadores interessados, experiências que, por meio de práticas artísticas e culturais, contribuíram para a mudança de processos pedagógicos nas escolas, ou que apontem caminhos possíveis para práticas pedagógicas de arte e cultura dentro e fora do espaço escolar.
Nesta sessão, será promovida a escuta de práticas vivenciadas a partir das experiências no campo, a fim de destacar o papel de agentes e processos artísticos e culturais integrados aos processos educacionais, observando as repercussões na vida dos sujeitos, nas escolas, nas comunidades.
Os palestrantes serão Caetano de Carli, professor da UFRPE que pesquisa educação no contexto das comunidades quilombolas e Cárlos Zúniga, educador colombiano e especialista em sistemas agroalimentários. Após a apresentação, os pesquisadores debaterão com os presentes as suas perspectivas teóricas e práticas pedagógicas.
Redes Sociais